Analista de Pesquisa de Mercado - São Paulo, SP

R$ 6.863,01/mês

Atualizado em

Um Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando na cidade São Paulo ganha em média R$ 6.863,01 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Analista de Pesquisa de Mercado na cidade fica entre R$ 5.500,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 14.461,78, sendo que R$ 6.675,57 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade São Paulo e/ou regiões próximas do estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 1.320 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 trabalhando na cidade São Paulo, SP, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Publicidade, do sexo feminino que trabalha 40h por semana em empresas do segmento de Agências de publicidade.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando na cidade São Paulo, SP, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25

O Analista de Pesquisa de Mercado Planeja, gerencia e avalia a atividade de design e concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo, previsão orçamentária, cronograma e tendências e demandas de mercado Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • vender serviços publicitários;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • contratar fornecedores;
  • selecionar fornecedores;
  • trabalhar em equipe;
  • definir necessidades do cliente;
  • criar peças publicitárias;
  • ver mais...

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado - Série histórica em São Paulo

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado

  1. selecionar fornecedores;
  2. trabalhar em equipe;
  3. definir necessidades do cliente;
  4. criar peças publicitárias;
  5. demonstrar senso estético;
  6. adaptar linguagem ao público;
  7. demonstrar flexibilidade;
  8. ajustar o projeto a pedido do cliente;
  9. demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
  10. ver mais...

Tabela salarial Analista de Pesquisa de Mercado em São Paulo, SP

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 6.676 80.107 1.669 31,99
Média Salarial 6.863 82.356 1.716 32,89
1º Quartil 3.677 44.122 919 17,62
Salário Mediana 5.500 66.000 1.375 26,36
3º Quartil 11.940 143.277 2.985 57,22
Teto Salarial 14.462 173.541 3.615 69,30
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Pesquisa de Mercado negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade

Analista de Pesquisa de Mercado é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma aumento de 9.43% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Analista de Pesquisa de Mercado segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Analista de Pesquisa de Mercado em São Paulo, SP

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 9.295,82
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 4.852,36
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 6.215,11
5911-1/99 Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão 6.888,96
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 7.014,97
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 4.241,81
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 6.749,96
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 4.841,06
7319-0/04 Consultoria em publicidade 4.140,44
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.893,71
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Analista de Pesquisa de Mercado

Profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

O que é preciso para trabalhar de Analista de Pesquisa de Mercado

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado devem demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento estratégico, estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções, contratar fornecedores.

Quanto ganham profissionais de Publicidade por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1320 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
660 40 200 7.981,28 39,91
591 44 220 5.756,55 26,17
25 42 210 8.046,96 38,32
11 36 180 2.119,55 11,78
9 38 190 4.336,89 22,83
6 43 215 3.414,17 15,88

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários ao longo da carreira de Publicidade por porte da empresa e nível profissional

Um Analista de Pesquisa de Mercado Júnior ganha em média R$ 6.563,84, o nível pleno recebe cerca de R$ 7.426,99, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 9.581,72 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 652 profissionais demitidos das empresas de São Paulo, SP.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 5.766,32 6.629,48 8.784,21
Pequenas 6.579,87 7.443,03 9.597,76
Médias 7.591,74 8.454,89 10.609,62
Grandes Empresas 6.317,41 7.180,56 9.335,29
  • *Analista de Pesquisa de Mercado Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Analista de Pesquisa de Mercado em São Paulo, SP é de R$ 6.675,57 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Analista de Pesquisa de Mercado ao longo do tempo

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Analista de Pesquisa de Mercado. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado

  • Salário Base: R$ 6.863,01
  • Salário-educação (3%): R$ 205,89
  • Sistema S (2%): R$ 137,26
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.372,60
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 68,63
  • FGTS (8%): R$ 549,04
  • Férias 1/12: R$ 571,92
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.372,60
  • Periculosidade (30%): R$ 2.058,90
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 190,64
  • 13º Salário: R$ 571,92
  • FGTS sobre Férias: R$ 45,75
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 15,25
  • FGTS sobre 13º: R$ 45,75
  • Aviso Prévio: R$ 571,92
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 45,75
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 571,92

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado – Salário – São Paulo, SP

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.