Analista de Pesquisa de Mercado - Estado de São Paulo

R$ 6.393,00/mês

Atualizado em

Um Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 6.393,00 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Analista de Pesquisa de Mercado fica entre R$ 5.006,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 13.743,67, sendo que R$ 6.218,40 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 1.899 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Publicidade, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Agências de publicidade.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Pesquisa de Mercado é São Paulo.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25

O Analista de Pesquisa de Mercado Planeja, gerencia e avalia a atividade de design e concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo, previsão orçamentária, cronograma e tendências e demandas de mercado Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • demonstrar senso de oportunidade;
  • sugerir imagens para textos criados;
  • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ver mais...

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado - Série histórica no estado de São Paulo

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado

  1. demonstrar senso de oportunidade;
  2. sugerir imagens para textos criados;
  3. demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
  4. demonstrar flexibilidade;
  5. desenvolver campanhas promocionais;
  6. definir conceito de campanhas;
  7. demonstrar capacidade de negociação;
  8. demonstrar pró-atividade;
  9. selecionar fornecedores;
  10. ver mais...

Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 6.218 74.621 1.555 29,61
Média Salarial 6.393 76.716 1.598 30,44
1º Quartil 3.283 39.399 821 15,63
Salário Mediana 5.006 60.072 1.252 23,84
3º Quartil 11.347 136.162 2.837 54,03
Teto Salarial 13.744 164.924 3.436 65,45
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Pesquisa de Mercado negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade

Analista de Pesquisa de Mercado é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos uma queda de 23.23% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Analista de Pesquisa de Mercado segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Analista de Pesquisa de Mercado no estado de São Paulo

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Descrição da ocupação de Analista de Pesquisa de Mercado

Profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Principais funções dos profissionais de publicidade

Trabalhadores no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado devem contratar fornecedores, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento estratégico.

Quanto ganham profissionais de Publicidade por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1899 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
980 44 220 4.907,26 22,31
833 40 200 8.205,04 41,03
40 42 210 6.955,88 33,12
11 36 180 2.165,64 12,03
8 30 150 3.641,38 24,28
6 37 185 8.376,83 45,28

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Júnior, Pleno e Sênior para Publicidade

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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2025 de Analista de Pesquisa de Mercado no estado de São Paulo é de R$ 6.218,40 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Analista de Pesquisa de Mercado ao longo do tempo

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Analista de Pesquisa de Mercado. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado

  • Salário Base: R$ 6.393,00
  • Salário-educação (3%): R$ 191,79
  • Sistema S (2%): R$ 127,86
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.278,60
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 63,93
  • FGTS (8%): R$ 511,44
  • Férias 1/12: R$ 532,75
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.278,60
  • Periculosidade (30%): R$ 1.917,90
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 177,58
  • 13º Salário: R$ 532,75
  • FGTS sobre Férias: R$ 42,62
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 14,21
  • FGTS sobre 13º: R$ 42,62
  • Aviso Prévio: R$ 532,75
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 42,62
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 532,75

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Salário e mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado – Salário – SP

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