Arquivista de Documentos - Salário 2024 - Itapevi, SP
O que faz um Arquivista de Documentos
Profissionais no cargo de Arquivista de Documentos organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.
Condições de trabalho
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para Arquivista de Documentos
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Funções do cargo de Arquivista de Documentos
- consistir dados;
- elaborar relatórios;
- realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
- enumerar itens para classificação;
- conferir material adquirido;
- receber pedidos de material;
- revisar coleta de dados;
- verificar solicitações de comutação;
- classificar documentos;
- acrescentar dados a planilha pré-existente;
- organizar sites de entidades normativas;
- guardar material nas estantes;
- cadastrar clientes e usuários;
- reproduzir documentos e materiais;
- alfabetar fichas;
- solicitar fatura - invoice;
- arquivar fichas;
- elaborar instrumentos de pesquisa;
- emitir pedidos a bibliotecas base;
- demonstrar agilidade;
- rastrear normas técnicas;
- ver mais...
Quanto ganha um Arquivista de Documentos em Itapevi, SP
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Arquivista de Documentos CBO 415105 em Itapevi, SP no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
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