O que faz um Atendente de Telemarketing CBO 4223-15
O Atendente de Telemarketing recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- oferecer serviços e produtos;
- cadastrar clientes;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- cobrar débitos;
- seguir roteiros e scripts;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- atualizar listas;
- enviar mensagens pós-atendimento;
- demonstrar objetividade;
- identificar necessidades do interlocutor;
- consultar manuais, procedimentos e etc;
- ouvir mensagem do cliente/solicitante;
- demonstrar auto controle;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica em Curitiba
O que faz um Atendente de Telemarketing
- atualizar listas;
- enviar mensagens pós-atendimento;
- demonstrar objetividade;
- identificar necessidades do interlocutor;
- consultar manuais, procedimentos e etc;
- ouvir mensagem do cliente/solicitante;
- demonstrar auto controle;
- agendar retorno - follow-up;
- informar restrições ao crédito;
- verificar disponibilidade de entrega;
- reverter a insatisfação do cliente;
- identificar clientes potenciais;
- informar relação custo-benefício;
- evidenciar vantagens do produto ou serviço;
- demonstrar o cliente a sua importância;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- ver mais...
Tabela salarial Atendente de Telemarketing em Curitiba, PR
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.673 | 20.072 | 418 | 9,15 | |
Média Salarial | 1.720 | 20.635 | 430 | 9,41 | |
1º Quartil | 1.447 | 17.366 | 362 | 7,92 | |
Salário Mediana | 1.625 | 19.500 | 406 | 8,89 | |
3º Quartil | 2.141 | 25.695 | 535 | 11,72 | |
Teto Salarial | 2.594 | 31.122 | 648 | 14,19 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Atendente de Telemarketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Curitiba nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma aumento de 49.19% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing em Curitiba, PR
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 1.645,06 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 1.630,31 | |||
6550-2/00 | Planos de saúde | 1.497,68 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.049,11 | |||
7830-2/00 | Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.269,19 | |||
4754-7/01 | Comércio varejista de móveis | 2.007,92 | |||
6110-8/01 | Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 1.577,54 | |||
2621-3/00 | Fabricação de equipamentos de informática | 2.214,80 | |||
4771-7/01 | Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas | 1.639,00 | |||
4618-4/99 | Outros representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos | 1.523,50 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Funções do cargo de Atendente de Telemarketing
Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
O que é preciso para trabalhar de Atendente de Telemarketing
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes, prestar serviços técnicos e especializados, cobrar débitos, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3347 profissionais admitidos e desligados na cidade de Curitiba, PR. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
2.660 | 36 | 180 | 1.651,12 | 9,17 |
378 | 44 | 220 | 2.037,40 | 9,26 |
178 | 30 | 150 | 2.031,14 | 13,54 |
75 | 34 | 170 | 1.650,13 | 9,71 |
30 | 40 | 200 | 1.986,73 | 9,93 |
22 | 32 | 160 | 1.857,86 | 11,61 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Atendente de Telemarketing Nível I ganha em média R$ 1.699,52, o Nível II recebe cerca de R$ 1.915,79, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.455,69 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.667,06 | 1.883,34 | 2.423,23 |
Pequenas | 1.684,48 | 1.900,75 | 2.440,65 |
Médias | 1.685,02 | 1.901,29 | 2.441,19 |
Grandes Empresas | 1.761,52 | 1.977,79 | 2.517,69 |
|
Piso Salarial 2024
O valor do piso salarial 2024 de Atendente de Telemarketing em Curitiba, PR é de R$ 1.672,65 para uma jornada de trabalho de 37 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato de Curitiba.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Curitiba, PR que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 77 salários de pessoas com deficiência no cargo de Atendente de Telemarketing, a média salarial em Curitiba-PR é de R$ 1.732,38 para uma jornada de trabalho de 34 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
.Evolução salarial do Atendente de Telemarketing ao longo do tempo
Salário de Atendente de Telemarketing mês a mês na cidade de Curitiba de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Curitiba
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando na cidade de Curitiba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Atendente de Telemarketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Curitiba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Atendente de Telemarketing. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando em Curitiba. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Atendente de Telemarketing
- Salário Base: R$ 1.719,62
- Salário-educação (3%): R$ 51,59
- Sistema S (2%): R$ 34,39
- INSS Patronal (20%): R$ 343,92
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 17,20
- FGTS (8%): R$ 137,57
- Férias 1/12: R$ 143,30
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 343,92
- Periculosidade (30%): R$ 515,89
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 47,77
- 13º Salário: R$ 143,30
- FGTS sobre Férias: R$ 11,46
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,82
- FGTS sobre 13º: R$ 11,46
- Aviso Prévio: R$ 143,30
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,46
- Multa Rescisória FGTS: R$ 143,30
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.