O que faz um Atendente de Telemarketing CBO 4223-15
O Atendente de Telemarketing recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- cobrar débitos;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- oferecer serviços e produtos;
- seguir roteiros e scripts;
- cadastrar clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- atualizar listas;
- informar relação custo-benefício;
- providenciar retirada de restrições ao crédito;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- solicitar informações ao cliente;
- informar sanções contratuais;
- descrever o produto;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica no estado do Pará
O que faz um Atendente de Telemarketing
- atualizar listas;
- informar relação custo-benefício;
- providenciar retirada de restrições ao crédito;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- solicitar informações ao cliente;
- informar sanções contratuais;
- descrever o produto;
- abordar o cliente;
- evidenciar vantagens do produto ou serviço;
- consultar manuais, procedimentos e etc;
- oferecer formas e condiçoes de pagamento;
- identificar clientes potenciais;
- abrir chamados técnicos - ordens de serviços;
- demonstrar agilidade no atendimento;
- negociar valor de débitos;
- definir formas de pagamento;
- ver mais...
Tabela salarial para Atendente de Telemarketing
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.517 | 18.199 | 379 | 7,42 | |
Média Salarial | 1.559 | 18.710 | 390 | 7,63 | |
1º Quartil | 1.406 | 16.870 | 351 | 6,88 | |
Salário Mediana | 1.422 | 17.064 | 356 | 6,96 | |
3º Quartil | 1.819 | 21.834 | 455 | 8,90 | |
Teto Salarial | 2.204 | 26.446 | 551 | 10,78 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Atendente de Telemarketing é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado do Pará nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos um aumento de 6.25% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing no estado do Pará
Descrição da ocupação de Atendente de Telemarketing
Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para Atendente de Telemarketing
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais funções dos operadores de telemarketing e afins
Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados.
Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 499 profissionais admitidos e desligados no estado do Pará. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
303 | 44 | 220 | 1.596,37 | 7,26 |
126 | 36 | 180 | 1.510,19 | 8,39 |
29 | 40 | 200 | 1.511,72 | 7,56 |
18 | 34 | 170 | 1.420,56 | 8,36 |
17 | 30 | 150 | 1.480,76 | 9,87 |
3 | 43 | 215 | 1.412,00 | 6,57 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Atendente de Telemarketing
Um Atendente de Telemarketing Nível I ganha em média R$ 1.578,17, o Nível II recebe cerca de R$ 1.774,26, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.263,77 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.