O que faz um Atendente de Telemarketing CBO 4223-15
O Atendente de Telemarketing recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- cobrar débitos;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- seguir roteiros e scripts;
- oferecer serviços e produtos;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- cadastrar clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- direcionar atendimento;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- identificar problemas;
- finalizar pendência técnica;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- agendar retorno - follow-up;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica em São Paulo
O que faz um Atendente de Telemarketing
- direcionar atendimento;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- identificar problemas;
- finalizar pendência técnica;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- agendar retorno - follow-up;
- demonstrar o cliente a sua importância;
- demonstrar auto controle;
- oferecer formas e condiçoes de pagamento;
- informar disponibilidade de serviços agregados;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- definir formas de pagamento;
- abordar o cliente;
- informar sanções contratuais;
- acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
- ver mais...
Tabela salarial Atendente de Telemarketing em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.686 | 20.227 | 421 | 9,10 | |
Média Salarial | 1.733 | 20.795 | 433 | 9,36 | |
1º Quartil | 1.413 | 16.959 | 353 | 7,63 | |
Salário Mediana | 1.568 | 18.816 | 392 | 8,47 | |
3º Quartil | 2.263 | 27.154 | 566 | 12,22 | |
Teto Salarial | 2.741 | 32.889 | 685 | 14,81 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Atendente de Telemarketing é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma queda de 10.6% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing em São Paulo, SP
Funções do cargo de Atendente de Telemarketing
Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
O que é preciso para trabalhar de Atendente de Telemarketing
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 28858 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
22.511 | 36 | 180 | 1.652,46 | 9,18 |
3.774 | 44 | 220 | 2.068,78 | 9,40 |
900 | 40 | 200 | 2.283,27 | 11,42 |
562 | 30 | 150 | 1.686,28 | 11,24 |
199 | 42 | 210 | 2.244,65 | 10,69 |
137 | 37 | 185 | 1.743,04 | 9,42 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |