Diretor de Arte (Publicidade) - São Paulo, SP

R$ 4.218,66/mês

Atualizado em

Um Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando na cidade São Paulo ganha em média R$ 4.218,66 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Diretor de Arte (Publicidade) na cidade fica entre R$ 2.607,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 9.914,43, sendo que R$ 4.103,44 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade São Paulo e/ou regiões próximas do estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 465 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando na cidade São Paulo, SP, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 26 anos, formação superior em Publicidade e Propaganda, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Agências de publicidade.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando na cidade São Paulo, SP, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40

O Diretor de Arte (Publicidade) Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar senso estético;
  • ponderar opiniões divergentes;
  • demonstrar senso crítico;
  • acordar briefing com cliente;
  • identificar perfil dos veículos de comunicação;
  • demonstrar senso de oportunidade;
  • ver mais...

Salário de Diretor de Arte (Publicidade) - Série histórica em São Paulo

O que faz um Diretor de Arte (Publicidade)

  1. demonstrar senso estético;
  2. ponderar opiniões divergentes;
  3. demonstrar senso crítico;
  4. acordar briefing com cliente;
  5. identificar perfil dos veículos de comunicação;
  6. demonstrar senso de oportunidade;
  7. pesquisar alternativas de mídia;
  8. sugerir mudanças no processo de comercialização;
  9. adaptar-se a situações adversas;
  10. comprar espaço na mídia;
  11. demonstrar flexibilidade;
  12. comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  13. interpretar expectativas do cliente;
  14. ver mais...

Tabela salarial Diretor de Arte (Publicidade) em São Paulo, SP

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.103 49.241 1.026 19,14
Média Salarial 4.219 50.624 1.055 19,68
1º Quartil 1.921 23.048 480 8,96
Salário Mediana 2.607 31.284 652 12,16
3º Quartil 8.185 98.225 2.046 38,18
Teto Salarial 9.914 118.973 2.479 46,24
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Diretor de Arte (Publicidade) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda

Diretor de Arte (Publicidade) é um cargo que está estagnado no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos igualdade nas contratações e demissões formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Diretor de Arte (Publicidade) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Salário por especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários em Publicidade e Propaganda (nacional)
CBO Especialização Carga Horária Salário
253125 Diretor de arte (publicidade) 42 5.003,31
Especializações para formados em Publicidade e Propaganda. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO.

Empresas que mais contratam Diretor de Arte (Publicidade) em São Paulo, SP

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 5.566,43
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.600,97
4774-1/00 Comércio varejista de artigos de óptica 1.607,85
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 15.718,90
7312-2/00 Agenciamento de espaços para publicidade 3.758,61
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.584,35
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 5.361,50
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 4.624,46
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.584,77
7319-0/03 Marketing direto 2.517,69
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Diretor de Arte (Publicidade)

Profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

O que é preciso para trabalhar de Diretor de Arte (Publicidade)

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) devem estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores, pesquisar meios e veículos de comunicação.

Quanto ganham profissionais de Publicidade e Propaganda por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 465 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Diretor de Arte (Publicidade) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
370 44 220 4.140,84 18,82
75 40 200 4.955,68 24,78
7 30 150 3.754,71 25,03
3 36 180 2.083,00 11,57
3 43 215 2.447,67 11,38
1 41 205 4.586,00 22,37

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários ao longo da carreira de Publicidade e Propaganda por porte da empresa e nível profissional

Um Diretor de Arte (Publicidade) Nível I ganha em média R$ 5.333,34, o Nível II recebe cerca de R$ 5.863,91, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 7.188,41 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 238 profissionais demitidos das empresas de São Paulo, SP.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 3.344,08 3.874,65 5.199,16
Pequenas 4.026,51 4.557,09 5.881,59
Médias 5.510,65 6.041,23 7.365,73
Grandes Empresas 8.452,10 8.982,68 10.307,18
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível I: até 4 anos;
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Diretor de Arte (Publicidade) em São Paulo, SP é de R$ 4.103,44 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-40.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Diretor de Arte (Publicidade) ao longo do tempo

Salário de Diretor de Arte (Publicidade) mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Diretor de Arte (Publicidade). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Diretor de Arte (Publicidade). Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Arte (Publicidade)

  • Salário Base: R$ 4.218,66
  • Salário-educação (3%): R$ 126,56
  • Sistema S (2%): R$ 84,37
  • INSS Patronal (20%): R$ 843,73
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 42,19
  • FGTS (8%): R$ 337,49
  • Férias 1/12: R$ 351,55
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 843,73
  • Periculosidade (30%): R$ 1.265,60
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 117,18
  • 13º Salário: R$ 351,55
  • FGTS sobre Férias: R$ 28,12
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,37
  • FGTS sobre 13º: R$ 28,12
  • Aviso Prévio: R$ 351,55
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 28,12
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 351,55

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Diretor de Arte (Publicidade) – Salário – São Paulo, SP

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.