O que faz um Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40
O Diretor de Arte (Publicidade) Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- contratar fornecedores;
- vender serviços publicitários;
- elaborar planejamento estratégico;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar meios e veículos de comunicação;
- desenvolver propaganda e promoções;
- negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
- explicar formas de pagamento;
- demonstrar poder de síntese;
- demonstrar senso de oportunidade;
- demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
- acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Diretor de Arte (Publicidade) - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Diretor de Arte (Publicidade)
- negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
- explicar formas de pagamento;
- demonstrar poder de síntese;
- demonstrar senso de oportunidade;
- demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
- acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
- administrar conflitos;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar novas recomendações;
- demonstrar dinamismo;
- submeter projeto a aprovação do cliente;
- demonstrar liderança;
- definir target - público alvo;
- ver mais...
Tabela salarial para Diretor de Arte (Publicidade)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.653 | 31.835 | 663 | 13,56 | |
Média Salarial | 2.727 | 32.729 | 682 | 13,94 | |
1º Quartil | 1.573 | 18.882 | 393 | 8,04 | |
Salário Mediana | 1.900 | 22.800 | 475 | 9,71 | |
3º Quartil | 4.803 | 57.634 | 1.201 | 24,55 | |
Teto Salarial | 5.817 | 69.808 | 1.454 | 29,73 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda
Diretor de Arte (Publicidade) é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 3.51% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Diretor de Arte (Publicidade) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Salário por especialização
CBO | Especialização | Carga Horária | Salário | |
---|---|---|---|---|
253125 | Diretor de arte (publicidade) | 42 | 5.003,31 | |
Especializações para formados em Publicidade e Propaganda. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO. |
Empresas que mais contratam Diretor de Arte (Publicidade) no estado de São Paulo
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
4930-2/02 | Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.414,93 | |||
7311-4/00 | Agências de publicidade | 4.346,71 | |||
4774-1/00 | Comércio varejista de artigos de óptica | 1.713,52 | |||
8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.604,56 | |||
6021-7/00 | Atividades de televisão aberta | 7.422,71 | |||
4922-1/02 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 1.412,00 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.755,42 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 2.152,59 | |||
8593-7/00 | Ensino de idiomas | 1.625,10 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.340,29 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Diretor de Arte (Publicidade)
Profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.
Condições de trabalho
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para Diretor de Arte (Publicidade)
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Principais funções dos profissionais de publicidade
Trabalhadores no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) devem contratar fornecedores, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, estruturar estratégia de projeto publicitário, demonstrar competências pessoais, pesquisar meios e veículos de comunicação, desenvolver propaganda e promoções.
Quanto ganham profissionais de Publicidade e Propaganda por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1571 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Diretor de Arte (Publicidade) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.098 | 44 | 220 | 2.861,81 | 13,01 |
241 | 18 | 90 | 1.412,00 | 15,69 |
152 | 40 | 200 | 4.235,01 | 21,18 |
32 | 36 | 180 | 1.505,28 | 8,36 |
12 | 30 | 150 | 2.880,58 | 19,20 |
9 | 39 | 195 | 1.810,00 | 9,28 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Publicidade e Propaganda
Um Diretor de Arte (Publicidade) Nível I ganha em média R$ 2.924,78, o Nível II recebe cerca de R$ 3.267,81, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.124,11 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.443,89 | 2.786,91 | 3.643,22 |
Pequenas | 2.833,77 | 3.176,80 | 4.033,10 |
Médias | 3.378,58 | 3.721,60 | 4.577,91 |
Grandes Empresas | 3.042,90 | 3.385,93 | 4.242,23 |
|
Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2024 de Diretor de Arte (Publicidade) no estado de São Paulo é de R$ 2.652,92 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-40.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 272 salários de pessoas com deficiência no cargo de Diretor de Arte (Publicidade), a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 1.443,72 para uma jornada de trabalho de 21 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Evolução salarial do Diretor de Arte (Publicidade) ao longo do tempo
Salário de Diretor de Arte (Publicidade) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Diretor de Arte (Publicidade). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Arte (Publicidade)
- Salário Base: R$ 2.727,41
- Salário-educação (3%): R$ 81,82
- Sistema S (2%): R$ 54,55
- INSS Patronal (20%): R$ 545,48
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 27,27
- FGTS (8%): R$ 218,19
- Férias 1/12: R$ 227,28
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 545,48
- Periculosidade (30%): R$ 818,22
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 75,76
- 13º Salário: R$ 227,28
- FGTS sobre Férias: R$ 18,18
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,06
- FGTS sobre 13º: R$ 18,18
- Aviso Prévio: R$ 227,28
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 18,18
- Multa Rescisória FGTS: R$ 227,28
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.