Diretor de Criação - Salário Brasil

R$ 13.360,36/mês

Atualizado em

Hoje um Diretor de Criação ganha em média R$ 13.360,36 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 497 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Diretor de Criação pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 12.995,48 e o teto salarial de R$ 37.735,92, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Diretor de Criação.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 29 anos, formação superior em Comunicação Social e/ou Design Gráfico, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Diretor de Criação é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Diretor de Criação, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Diretor de Criação CBO 2531-30

O Diretor de Criação elabora e conduz o desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas do cliente (sistematizados na forma de briefing), contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Cria projetos e ou coordena equipes de criação no desenvolvimento de campanhas promocionais e peças publicitárias, em parceria e articulação com o redator, diretor de arte e demais profissionais envolvidos, fomentando e conduzindo as etapas processo criativo (preparação, incubação, iluminação e verificação) para transformação e inovação conceitual e ou estratégia no campo artístico e da publicidade Elabora planejamento estratégico de marcas, produtos e serviços, indicando pontos fortes e fracos do produto no mercado, a partir de análise de resultados de pesquisas de mercado e concorrência, tendências, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), direcionando ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias de acordo com briefing.

Coordena planejamento e desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e direcionando a elaboração e ou escolha de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Negocia aspectos financeiros, estratégicos e conceituais de ações e projetos publicitários com clientes e demais profissionais envolvidos no processo criativo, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, ajustando-o quando necessário, e avaliando a qualidade dos serviços executados Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia equipes envolvidas no processo de criação de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Pode selecionar e contratar prestadores de serviço Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • vender serviços publicitários;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • direcionar campanhas de acordo com briefing;
  • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
  • ajustar o projeto a pedido do cliente;
  • solucionar problemas de pós-venda;
  • ver mais...

Salário de Diretor de Criação CBO 2531-30 - Série histórica

Quanto ganha um Diretor de Criação por região do Brasil

Tabela salarial para Diretor de Criação

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 12.995 155.946 3.249 61,59
Média Salarial 13.360 160.324 3.340 63,32
1º Quartil 2.917 35.010 729 13,83
Salário Mediana 5.500 66.000 1.375 26,07
3º Quartil 31.155 373.861 7.789 147,65
Teto Salarial 37.736 452.831 9.434 178,84
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Diretor de Criação negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-30 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Comunicação Social e/ou Design Gráfico

Diretor de Criação é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 51.61% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Diretor de Criação CBO 2531-30 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 20.636,73
7319-0/03 Marketing direto 2.213,90
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 10.867,77
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 5.570,18
4646-0/01 Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 7.705,60
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.121,33
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 9.850,67
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 5.723,13
1412-6/01 Confecção de peças do vestuário 3.400,63
7319-0/99 Outras atividades de publicidade 8.781,86
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Comunicação Social e/ou Design Gráfico por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 497 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Diretor de Criação CBO 2531-30 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
286 44 220 7.749,33 35,22
189 40 200 21.734,15 108,67
9 42 210 22.586,00 107,55
4 37 185 18.500,00 100,00
3 30 150 6.469,67 43,13
2 43 215 4.150,00 19,30

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 265 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 8.542,26 10.222,59 14.417,24
Pequenas 13.574,08 15.254,41 19.449,06
Médias 19.308,17 20.988,49 25.183,15
Grandes Empresas 14.958,62 16.638,94 20.833,60
  • *Diretor de Criação Júnior: até 4 anos;
  • *Diretor de Criação Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Diretor de Criação Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Criação

  • Salário Base: R$ 13.360,36
  • Salário-educação (3%): R$ 400,81
  • Sistema S (2%): R$ 267,21
  • INSS Patronal (20%): R$ 2.672,07
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 133,60
  • FGTS (8%): R$ 1.068,83
  • Férias 1/12: R$ 1.113,36
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 2.672,07
  • Periculosidade (30%): R$ 4.008,11
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 371,12
  • 13º Salário: R$ 1.113,36
  • FGTS sobre Férias: R$ 89,07
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 29,69
  • FGTS sobre 13º: R$ 89,07
  • Aviso Prévio: R$ 1.113,36
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 89,07
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 1.113,36

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Diretor de Criação pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Diretor de Criação