Profissões relacionadas:
- Operador de Rádio (equipamentos Móveis)
- Operador de Console (rádio)
- Engenheiro de Gravação (rádio)
- Operador de Central de Radio
- Operador de Emissora de Rádio (equipamentos Móveis)
- Operador de Gravação de Radio
- Sonoplasta (gravação)
- Operador de Transmissor de Radio
- Operador de Mesa (rádio)
- Operador de Equipamentos de Transmissão (móveis)
O que faz um Engenheiro de Som (rádio)
Profissionais no cargo de Engenheiro de Som (rádio) operam equipamentos de uma emissora de rádio e televisão, organizam e executam a grade de programação da emissora, tratam áudio (trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais e programas) e manipulam áudio e vídeo. Conferem a qualidade técnica do conteúdo gravado e gerado além de administrar o tráfego de sinal. No exercício das atividades mobilizam capacidades de administrar o tempo, além de capacidades comunicativas para interagir com as equipes técnica, de programação e comercial.
- Operador de Gravadora (rádio)
- Operador de Equipamentos de Transmissão (móveis)
- Operador de Transmissor de Radio
- Operador de Estúdio de Gravação de Áudio
- Operador de Externa (Radio)
- Operador de Mesa (rádio)
- Operador de Central de Radio
- Operador de Gravação de Radio
- Operador de Áudio de Continuidade (Radio)
- Operador de Áudio (rádio)
- Sonoplasta (continuidade)
Condições de trabalho
Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais atuam em estações de rádio, emissoras de televisão e em atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham a céu aberto, em ambientes fechados ou em veículos, em rodízio de turnos ou em horários irregulares. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas a ruídos, a pressão de tempo e à radiação que podem conduzir a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Engenheiro de Som (rádio)
O exercício das ocupações requer formação contínua no interior de emissoras de rádio e de televisão, para obtenção do conhecimento tácito vinculado ao conjunto de equipamentos a operar, em processo de constante mudança. O desempenho pleno das atividades ocorre com experiência de um a dois anos. A escolaridade requerida é o 2º grau completo.
Quanto ganha um Engenheiro de Som (rádio)
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Engenheiro de Som (rádio) CBO 373120 no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Engenheiro de Som (rádio).
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.