Engenheiro Eletricista - Salário 2024 - Jundiaí, SP
O que faz um Engenheiro Eletricista
Profissionais no cargo de Engenheiro Eletricista executam serviços elétricos, eletrônicos, de telecomunicações, de energia e/ou em instrumentação biomédica, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. Projetam, planejam e especificam sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos, de telecomunicações, de energia e/ou instrumentação biomédica. Elaboram documentação técnica e científica; administram empreendimentos e desenvolvem sistemas e processos.
- Engenheiro Eletrônico
- Tecnólogo em Telecomunicações
- Tecnólogo em Eletricidade
- Engenheiro de Projetos Eletrônicos
- Engenheiro de Manutenção Elétrica
- Especialista em Telecomunicações ( Tecnólogo )
- Engenheiro de Projetos Elétricos
- Engenheiro de Manutenção Eletrônica
- Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações
- Engenheiro de Telecomunicações
- Engenheiro Eletrônico de Projetos
Condições de trabalho
Engenheiros eletricistas, eletrônicos trabalham em ramos de atividade econômica variados. Na área industrial, encontram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses profissionais na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, na construção civil e no setor hospitalar. Trabalham nas áreas pública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional em horário diurno. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como grandes alturas, trabalho subterrâneo, altas temperaturas, ruído intenso, exposição a material tóxico e de risco biológico, alta tensão e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para Engenheiro Eletricista
O exercício profissional requer formação em uma das áreas de Engenharia: elétrica, eletrônica, telecomunicações, de energia, engenharia biomédica ou curso de tecnólogo em uma das áreas, com registro no CREA. O exercício pleno das atividades para alguns engenheiros ocorre em até 1 ano de exercício profissional, para outros após 4 anos e de 1 a 2 anos para os tecnólogos, incluindo tempo de estágio. A manutenção do emprego neste domínio requer de seus profissionais atualização constante.
Funções do cargo de Engenheiro Eletricista
- projetar equipamentos elétricos, eletrônicos, de telecomunicações, odonto-médico-hospitalares e/ou instrumentação biomédica;
- controlar cumprimento do cronograma físico;
- avaliar planejamento de sistemas e equipamentos;
- atualizar documentação técnica;
- projetar sistemas de transmissão de energia;
- estudar viabilidade socio ambiental;
- estudar mercado;
- analisar processos;
- participar da seleção de pessoal;
- executar testes e ensaios;
- especificar valores dos parâmetros;
- definir parâmetros de segurança;
- controlar alocação de recursos;
- instalar produtos, sistemas, aparelhos e equipamentos;
- elaborar estudo preliminar de planejamento;
- definir critérios e metodologias de planejamento;
- determinar características técnicas;
- ver mais...
Quanto ganha um Engenheiro Eletricista em Jundiaí, SP
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Engenheiro Eletricista CBO 214305 em Jundiaí, SP no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Engenheiro Eletricista.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.