O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25
O Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
Algumas funções no exercício da profissão
- substituir peças dos diversos sistemas;
- testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- elaborar plano de manutenção;
- realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- demonstrar competências pessoais;
- reparar componentes e sistemas de veículos;
- realizar o trabalho com segurança;
- enviar peças para retificação;
- alinhar sistema de direção;
- confirmar plano de manutenção com o cliente;
- ajustar componentes pneumáticos;
- desmontar sistema de transmissão;
- controlar dimensional das peças;
- testar sistema de transmissão no veículo;
- manter o local de trabalho organizado;
- identificar tipos de transmissão e funcionamento;
- vestir equipamentos de proteção individual;
- reparar caixa de direção;
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Profissões relacionadas:
- Retificador de Motores de Automóveis
- Mecânico de Chassis
- Retificador de Motores de Veículos
- Mecânico de Motor de Explosão
- Mecânico de Manutenção de Empilhadeiras e Outros Veículos de Cargas Leves
- Alinhador de Rodas
- Encarregado de Montagem de Caixa Diferencial
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Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Série histórica no estado do Rio de Janeiro
O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- enviar peças para retificação;
- alinhar sistema de direção;
- confirmar plano de manutenção com o cliente;
- ajustar componentes pneumáticos;
- desmontar sistema de transmissão;
- controlar dimensional das peças;
- testar sistema de transmissão no veículo;
- manter o local de trabalho organizado;
- identificar tipos de transmissão e funcionamento;
- vestir equipamentos de proteção individual;
- reparar caixa de direção;
- trocar molas;
- trabalhar com atenção seletiva;
- trocar rolamentos de rodas;
- realizar manutenção da bomba hidráulica;
- trocar terminais esféricos - pivôs;
- trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
- identificar áreas de risco;
- trocar buchas;
- manter relacionamento interpessoal;
- reparar bomba dágua;
- ajustar válvulas no motor;
- estimar tempo de execução;
- regular sistema de ignição e injeção;
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Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.446 | 29.357 | 612 | 11,38 | |
Média Salarial | 2.515 | 30.182 | 629 | 11,70 | |
1º Quartil | 1.858 | 22.299 | 465 | 8,64 | |
Salário Mediana | 2.500 | 30.000 | 625 | 11,63 | |
3º Quartil | 3.404 | 40.845 | 851 | 15,83 | |
Teto Salarial | 4.123 | 49.472 | 1.031 | 19,18 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos uma queda de 2.52% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Rio de Janeiro
Descrição da ocupação de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Principais funções dos mecânicos de manutenção de veículos automotores
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel devem substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança.
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2230 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio de Janeiro. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.856 | 44 | 220 | 2.527,76 | 11,49 |
205 | 40 | 200 | 2.243,92 | 11,22 |
92 | 42 | 210 | 2.702,88 | 12,87 |
23 | 43 | 215 | 2.473,57 | 11,50 |
8 | 31 | 155 | 3.916,75 | 25,27 |
8 | 45 | 225 | 2.231,75 | 9,92 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro
O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.446,44 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio de Janeiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ao longo do tempo
Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mês a mês no estado do Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- Salário Base: R$ 2.515,14
- Salário-educação (3%): R$ 75,45
- Sistema S (2%): R$ 50,30
- INSS Patronal (20%): R$ 503,03
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 25,15
- FGTS (8%): R$ 201,21
- Férias 1/12: R$ 209,60
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 503,03
- Periculosidade (30%): R$ 754,54
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 69,87
- 13º Salário: R$ 209,60
- FGTS sobre Férias: R$ 16,77
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,59
- FGTS sobre 13º: R$ 16,77
- Aviso Prévio: R$ 209,60
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,77
- Multa Rescisória FGTS: R$ 209,60
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.