Profissões relacionadas:
O que faz um Físico (óptica)
Profissionais no cargo de Físico (óptica) aplicam princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas, aplicam técnicas de radiação ionizante e não ionizante em ciências da vida, radiação na agricultura e conservação de alimentos e podem operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação. Desenvolvem fontes alternativas de energia, projetam sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos. Realizam medidas de grandezas físicas, desenvolvem programas e rotinas computacionais e elaboram documentação técnica e científica.
Condições de trabalho
Físicos os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para Físico (óptica)
As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.
Funções do cargo de Físico (óptica)
- desenvolver raciocínio lógico;
- preparar amostras;
- redigir documentação instrumental e de aplicativos;
- desenvolver processos;
- aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
- desenvolver instrumentação científica;
- treinar especialista e técnicos;
- assessorar na elaboração de protocolos e normas;
- redigir trabalhos técnicos e científicos;
- organizar eventos científicos;
- aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
- desenvolver padrões metrológicos;
- desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
- projetar instalações nucleares;
- identificar demanda;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- ver mais...
Quanto ganha um Físico (óptica)
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Físico (óptica) CBO 213160 no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Físico (óptica).
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.