Profissões relacionadas:
O que faz um Fonoaudiólogo em Disfagia
Profissionais no cargo de Fonoaudiólogo em Disfagia realizam tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes aplicando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Avaliam pacientes e clientes, realizam diagnóstico fonoaudiológico, orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, atuam em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida, exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.
Condições de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para Fonoaudiólogo em Disfagia
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções do cargo de Fonoaudiólogo em Disfagia
- supervisionar estágios;
- avaliar resultados do tratamento;
- registrar dados em prontuário;
- ministrar cursos e palestras;
- prestar consultoria ou assessoria;
- elaborar material educativo e informativo;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- indicar tecnologia assistiva;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- avaliar deglutição;
- mediar reuniões clínicas;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- preparar material terapêutico;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- adaptar tecnologia assistiva;
- analisar exames;
- aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- ver mais...
Quanto ganha um Fonoaudiólogo em Disfagia
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Fonoaudiólogo em Disfagia CBO 223825 no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Fonoaudiólogo em Disfagia.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.