Profissões relacionadas:
- Operador de Torre de Controle (aéreo)
- Profissional de Tráfego Aéreo
- Atendente de Aeroporto
- Supervisor de Empresa Aérea em Aeroportos
- Supervisor da Administração de Aeroportos
- Controlador de Trafego Aéreo
- Operador de Atendimento Aeroviário
- Agente de Proteção de Aviação Civil
- Fiscal de Aviação Civil (Fac)
- Inspetor de Aviação Civil
O que faz um Gerente da Administração de Aeroportos
Profissionais no cargo de Gerente da Administração de Aeroportos elaboram e implementam programa de segurança de vôo e plano de emergência aeronáutica. Controlam tráfego aéreo em solo e no ar, promovem a segurança aeroportuária. Planejam vôos, despacham vôos, embarcam e desembarcam passageiros. Realizam inspeção em áreas restritas de segurança. Fiscalizam atividades do sistema de aviação civil e ministram treinamento.
- Operador de Atendimento Aeroviário
- Controlador de Vôo
- Fiscal de Aviação Civil (Fac)
- Despachante Operacional de Voo
- Atendente de Aeroporto
- Supervisor da Administração de Aeroportos
- Agente de Proteção de Aviação Civil
- Inspetor de Aviação Civil
- Gerente da Administração de Aeroportos
- Operador de Torre de Controle (aéreo)
- Controlador de Trafego Aéreo
Condições de trabalho
Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Gerente da Administração de Aeroportos
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência.
Quanto ganha um Gerente da Administração de Aeroportos
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Gerente da Administração de Aeroportos CBO 342520 no período de Fevereiro de 2024 a Janeiro de 2025.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Gerente da Administração de Aeroportos.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.