Gerente de Departamento de Marketing - Curitiba, PR

R$ 8.373,92/mês

Atualizado em

Um Gerente de Departamento de Marketing trabalhando na cidade Curitiba ganha em média R$ 8.373,92 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Gerente de Departamento de Marketing na cidade fica entre R$ 6.315,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 19.022,93, sendo que R$ 8.145,22 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Curitiba e/ou regiões próximas do estado do PR.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 502 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Outras cidades do estado do PR

Perfil Profissional

A profissão de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando na cidade Curitiba, PR, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 32 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando na cidade Curitiba, PR, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15

O Gerente de Departamento de Marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer política comercial;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • monitorar a execução de serviços de terceiros;
  • assessorar nos contatos com a imprensa;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar capacidade de flexibilidade;
  • ver mais...

Salário de Gerente de Departamento de Marketing - Série histórica em Curitiba

O que faz um Gerente de Departamento de Marketing

  1. acompanhar atuação da concorrência;
  2. demonstrar criatividade;
  3. estabelecer política comercial;
  4. dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  5. monitorar a execução de serviços de terceiros;
  6. assessorar nos contatos com a imprensa;
  7. planejar racionalização do uso de recursos;
  8. demonstrar capacidade de flexibilidade;
  9. demonstrar capacidade de escuta;
  10. redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  11. planejar ações para promoção da imagem institucional;
  12. coordenar serviços de atendimento a clientes;
  13. gerir nível de satisfação do cliente;
  14. demonstrar capacidade de negociação;
  15. examinar currículos;
  16. captar recursos;
  17. avaliar nível de satisfação da equipe;
  18. subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
  19. ver mais...

Tabela salarial Gerente de Departamento de Marketing em Curitiba, PR

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 8.145 97.743 2.036 38,20
Média Salarial 8.374 100.487 2.093 39,27
1º Quartil 3.756 45.071 939 17,61
Salário Mediana 6.315 75.780 1.579 29,61
3º Quartil 15.705 188.466 3.926 73,65
Teto Salarial 19.023 228.275 4.756 89,21
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Gerente de Departamento de Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Gerente de Departamento de Marketing é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho de Curitiba nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 20% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Departamento de Marketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Gerente de Departamento de Marketing em Curitiba, PR

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 10.539,90
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 9.784,95
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 14.788,81
4645-1/01 Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios 12.355,47
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 17.347,38
4761-0/01 Comércio varejista de livros 5.232,07
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 4.637,91
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 6.928,60
4110-7/00 Incorporação de empreendimentos imobiliários 5.920,00
7319-0/02 Promoção de vendas 5.143,13
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Gerente de Departamento de Marketing

Profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

O que é preciso para trabalhar de Gerente de Departamento de Marketing

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Gerente de Departamento de Marketing devem elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, administrar recursos materiais e financeiros, gerenciar recursos humanos.

Quanto ganha um Gerente de Departamento de Marketing por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 502 profissionais admitidos e desligados na cidade de Curitiba, PR. A relação abrange somente Gerente de Departamento de Marketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
359 44 220 7.681,95 34,92
125 40 200 10.506,94 52,53
7 42 210 10.670,00 50,81
2 36 180 11.171,00 62,06
2 43 215 2.407,00 11,20
2 10 50 2.800,00 56,00

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Gerente de Departamento de Marketing Júnior ganha em média R$ 9.191,59, o nível pleno recebe cerca de R$ 10.244,78, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 12.873,88 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 287 profissionais demitidos das empresas de Curitiba, PR.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 6.486,90 7.540,09 10.169,19
Pequenas 7.726,24 8.779,43 11.408,53
Médias 10.316,51 11.369,70 13.998,80
Grandes Empresas 12.236,71 13.289,90 15.919,00
  • *Gerente de Departamento de Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Gerente de Departamento de Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Gerente de Departamento de Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Gerente de Departamento de Marketing em Curitiba, PR é de R$ 8.145,22 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato de Curitiba.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Curitiba, PR que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Gerente de Departamento de Marketing ao longo do tempo

Salário de Gerente de Departamento de Marketing mês a mês na cidade de Curitiba de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Curitiba

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando na cidade de Curitiba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Departamento de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Curitiba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Departamento de Marketing. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando em Curitiba. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Departamento de Marketing

  • Salário Base: R$ 8.373,92
  • Salário-educação (3%): R$ 251,22
  • Sistema S (2%): R$ 167,48
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.674,78
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 83,74
  • FGTS (8%): R$ 669,91
  • Férias 1/12: R$ 697,83
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.674,78
  • Periculosidade (30%): R$ 2.512,18
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 232,61
  • 13º Salário: R$ 697,83
  • FGTS sobre Férias: R$ 55,83
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 18,61
  • FGTS sobre 13º: R$ 55,83
  • Aviso Prévio: R$ 697,83
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 55,83
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 697,83

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Gerente de Departamento de Marketing – Salário – Curitiba, PR

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.