O que faz um Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15
O Gerente de Departamento de Marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar recursos humanos;
- administrar recursos materiais e financeiros;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa;
- analisar tendências do mercado;
- monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
- detectar necessidades de capacitação profissional;
- implementar campanhas institucionais e publicitárias;
- avaliar desempenho;
- demonstrar capacidade de abstração;
- listar atividades de cargos / funções;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Gerente de Departamento de Marketing - Série histórica em São Paulo
O que faz um Gerente de Departamento de Marketing
- avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa;
- analisar tendências do mercado;
- monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
- detectar necessidades de capacitação profissional;
- implementar campanhas institucionais e publicitárias;
- avaliar desempenho;
- demonstrar capacidade de abstração;
- listar atividades de cargos / funções;
- monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- contratar serviços de terceiros;
- definir perfis profissionais;
- acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública;
- delegar atribuições;
- gerenciar equipes;
- assessorar nos contatos com a imprensa;
- pesquisar mercado;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- ver mais...
Tabela salarial Gerente de Departamento de Marketing em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 15.362 | 184.346 | 3.841 | 72,48 | |
Média Salarial | 15.794 | 189.522 | 3.948 | 74,52 | |
1º Quartil | 8.038 | 96.454 | 2.009 | 37,92 | |
Salário Mediana | 14.091 | 169.092 | 3.523 | 66,49 | |
3º Quartil | 27.217 | 326.599 | 6.804 | 128,42 | |
Teto Salarial | 32.966 | 395.587 | 8.241 | 155,54 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Gerente de Departamento de Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma aumento de 10.99% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Departamento de Marketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Gerente de Departamento de Marketing em São Paulo, SP
Funções do cargo de Gerente de Departamento de Marketing
Profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar de Gerente de Departamento de Marketing
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Gerente de Departamento de Marketing devem analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Quanto ganha um Gerente de Departamento de Marketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 7229 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Gerente de Departamento de Marketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
4.422 | 44 | 220 | 14.668,03 | 66,67 |
2.462 | 40 | 200 | 18.048,99 | 90,24 |
149 | 42 | 210 | 13.867,21 | 66,03 |
51 | 41 | 205 | 16.818,51 | 82,04 |
31 | 35 | 175 | 19.287,48 | 110,21 |
24 | 43 | 215 | 9.709,71 | 45,16 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Gerente de Departamento de Marketing Júnior ganha em média R$ 15.479,08, o nível pleno recebe cerca de R$ 17.465,42, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 22.423,99 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 13.002,66 | 14.989,00 | 19.947,58 |
Pequenas | 14.336,86 | 16.323,20 | 21.281,77 |
Médias | 16.667,02 | 18.653,36 | 23.611,93 |
Grandes Empresas | 17.909,77 | 19.896,11 | 24.854,68 |
|
Piso Salarial 2024
O valor do piso salarial 2024 de Gerente de Departamento de Marketing em São Paulo, SP é de R$ 15.362,17 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Gerente de Departamento de Marketing ao longo do tempo
Salário de Gerente de Departamento de Marketing mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Departamento de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Departamento de Marketing. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Departamento de Marketing
- Salário Base: R$ 15.793,50
- Salário-educação (3%): R$ 473,81
- Sistema S (2%): R$ 315,87
- INSS Patronal (20%): R$ 3.158,70
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 157,94
- FGTS (8%): R$ 1.263,48
- Férias 1/12: R$ 1.316,13
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 3.158,70
- Periculosidade (30%): R$ 4.738,05
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 438,71
- 13º Salário: R$ 1.316,13
- FGTS sobre Férias: R$ 105,29
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 35,10
- FGTS sobre 13º: R$ 105,29
- Aviso Prévio: R$ 1.316,13
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 105,29
- Multa Rescisória FGTS: R$ 1.316,13
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.