O que faz um Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15
O Gerente de Divisão de Marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- gerenciar recursos humanos;
- administrar recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- analisar tendências do mercado;
- demonstrar capacidade de empatia;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- negociar condições e prioridades de projetos;
- demonstrar capacidade de abstração;
- elaborar orçamentos;
- demonstrar criatividade;
- autorizar pagamentos;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Analista de Inteligência de Mercado
- Gerente de Marketing
- Especialista de Comunicação em Relações Públicas
- Analista Comercial
- Gerente de Departamento de Vendas
- Gerente de Coordenação de Marketing
- Gerente de Relações Institucionais
- Analista de Pesquisa de Mercado (A)
- Analista de Informações de Mercado
- Gerente de Área de Vendas
- Ombudsman
Salário de Gerente de Divisão de Marketing - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Gerente de Divisão de Marketing
- analisar tendências do mercado;
- demonstrar capacidade de empatia;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- negociar condições e prioridades de projetos;
- demonstrar capacidade de abstração;
- elaborar orçamentos;
- demonstrar criatividade;
- autorizar pagamentos;
- elaborar relatórios;
- delegar atribuições;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- demonstrar capacidade de pensar estrategicamente;
- demonstrar capacidade de organização;
- assessorar nos contatos com a imprensa;
- gerir nível de satisfação do cliente;
- monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
- implementar campanhas institucionais e publicitárias;
- planejar campanhas publicitárias;
- ver mais...
Tabela salarial para Gerente de Divisão de Marketing
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 13.744 | 164.934 | 3.436 | 64,57 | |
Média Salarial | 14.130 | 169.565 | 3.533 | 66,39 | |
1º Quartil | 6.240 | 74.885 | 1.560 | 29,32 | |
Salário Mediana | 12.083 | 144.996 | 3.021 | 56,77 | |
3º Quartil | 25.768 | 309.219 | 6.442 | 121,07 | |
Teto Salarial | 31.211 | 374.536 | 7.803 | 146,64 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Gerente de Divisão de Marketing é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 7.56% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Divisão de Marketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Gerente de Divisão de Marketing no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Gerente de Divisão de Marketing
Profissionais no cargo de Gerente de Divisão de Marketing elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Gerente de Divisão de Marketing
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Principais funções dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Trabalhadores no cargo de Gerente de Divisão de Marketing devem gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Gerente de Divisão de Marketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 10556 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Gerente de Divisão de Marketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
6.944 | 44 | 220 | 12.741,81 | 57,92 |
3.144 | 40 | 200 | 17.369,88 | 86,85 |
194 | 42 | 210 | 13.383,58 | 63,73 |
61 | 41 | 205 | 16.998,03 | 82,92 |
43 | 43 | 215 | 9.559,65 | 44,46 |
34 | 35 | 175 | 18.570,38 | 106,12 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Júnior, Pleno e Sênior para Gerente de Divisão de Marketing
Um Gerente de Divisão de Marketing Júnior ganha em média R$ 14.008,13, o nível pleno recebe cerca de R$ 15.785,30, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 20.221,72 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 11.096,64 | 12.873,82 | 17.310,24 |
Pequenas | 12.705,86 | 14.483,04 | 18.919,46 |
Médias | 15.350,65 | 17.127,83 | 21.564,25 |
Grandes Empresas | 16.879,36 | 18.656,53 | 23.092,95 |
|
Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2024 de Gerente de Divisão de Marketing no estado de São Paulo é de R$ 13.744,49 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Gerente de Divisão de Marketing ao longo do tempo
Salário de Gerente de Divisão de Marketing mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Divisão de Marketing trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Divisão de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Divisão de Marketing trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Divisão de Marketing trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Divisão de Marketing
- Salário Base: R$ 14.130,41
- Salário-educação (3%): R$ 423,91
- Sistema S (2%): R$ 282,61
- INSS Patronal (20%): R$ 2.826,08
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 141,30
- FGTS (8%): R$ 1.130,43
- Férias 1/12: R$ 1.177,53
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 2.826,08
- Periculosidade (30%): R$ 4.239,12
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 392,51
- 13º Salário: R$ 1.177,53
- FGTS sobre Férias: R$ 94,20
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 31,40
- FGTS sobre 13º: R$ 94,20
- Aviso Prévio: R$ 1.177,53
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 94,20
- Multa Rescisória FGTS: R$ 1.177,53
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.