O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 2124-20
O Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.
Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- pesquisar inovações em tecnologia da informação;
- prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
- demonstrar competências pessoais;
- projetar soluções de tecnologia da informação;
- elaborar planejamento e execução de testes;
- desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
- comunicar-se;
- administrar ambiente de tecnologia da informação;
- interagir com áreas afins;
- consultar documentação técnica;
- emitir pareceres técnicos;
- trabalhar em equipe;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Analista de Suporte de Banco de Dados
- Analista de Testes de Tecnologia da Informação
- Analista de Suporte Computacional
- Tecnólogo em Sistemas Para Internet
- Analista de Telecomunicação
- Analista de Sistemas Para Internet
- Analista de Desenvolvimento de Sistemas
- Analista de Suporte de Sistema
- Analista de Comunicação (teleprocessamento)
- Analista de Rede
- Analista de Sistemas
Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação - Série histórica em Porto Alegre
O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
- interagir com áreas afins;
- consultar documentação técnica;
- emitir pareceres técnicos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- apresentar alternativas de solução;
- construir ambiente de teste;
- definir alternativas físicas de implantação;
- participar de fóruns de discussão;
- demonstrar capacidade de flexibilidade;
- ver mais...
Tabela salarial Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em Porto Alegre, RS
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.404 | 40.850 | 851 | 16,32 | |
Média Salarial | 3.500 | 41.997 | 875 | 16,78 | |
1º Quartil | 2.203 | 26.442 | 551 | 10,57 | |
Salário Mediana | 2.849 | 34.188 | 712 | 13,66 | |
3º Quartil | 5.593 | 67.117 | 1.398 | 26,82 | |
Teto Salarial | 6.775 | 81.294 | 1.694 | 32,48 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é um cargo que está com baixa demanda no mercado de trabalho de Porto Alegre nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 6.45% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em Porto Alegre, RS
Funções do cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
Profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.
Condições de trabalho
Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.
O que é preciso para trabalhar de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação devem pesquisar inovações em tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, projetar soluções de tecnologia da informação, elaborar planejamento e execução de testes, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, comunicar-se, administrar ambiente de tecnologia da informação.
Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1393 profissionais admitidos e desligados na cidade de Porto Alegre, RS. A relação abrange somente Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
689 | 44 | 220 | 3.824,00 | 17,38 |
613 | 40 | 200 | 3.214,83 | 16,07 |
46 | 36 | 180 | 2.180,78 | 12,12 |
15 | 30 | 150 | 2.558,67 | 17,06 |
13 | 42 | 210 | 6.092,85 | 29,01 |
8 | 43 | 215 | 2.978,25 | 13,85 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior ganha em média R$ 3.478,37, o nível pleno recebe cerca de R$ 3.918,53, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 5.017,31 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 3.235,08 | 3.675,24 | 4.774,02 |
Pequenas | 3.537,88 | 3.978,04 | 5.076,82 |
Médias | 3.696,32 | 4.136,47 | 5.235,26 |
Grandes Empresas | 3.444,21 | 3.884,36 | 4.983,15 |
|
Piso Salarial 2024
O valor do piso salarial 2024 de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em Porto Alegre, RS é de R$ 3.404,14 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Analistas de tecnologia da informação pelo sindicato de Porto Alegre.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Porto Alegre, RS que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2124-20.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Analistas de tecnologia da informação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ao longo do tempo
Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mês a mês na cidade de Porto Alegre de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Porto Alegre
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando na cidade de Porto Alegre durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Porto Alegre, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando em Porto Alegre. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
- Salário Base: R$ 3.499,72
- Salário-educação (3%): R$ 104,99
- Sistema S (2%): R$ 69,99
- INSS Patronal (20%): R$ 699,94
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 35,00
- FGTS (8%): R$ 279,98
- Férias 1/12: R$ 291,64
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 699,94
- Periculosidade (30%): R$ 1.049,92
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 97,21
- 13º Salário: R$ 291,64
- FGTS sobre Férias: R$ 23,33
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 7,78
- FGTS sobre 13º: R$ 23,33
- Aviso Prévio: R$ 291,64
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 23,33
- Multa Rescisória FGTS: R$ 291,64
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.