Locutor de Radio e Televisão - Salário 2024 - Cuiabá, MT
O que faz um Locutor de Radio e Televisão
Profissionais no cargo de Locutor de Radio e Televisão apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.
- Narrador em Programas de Radio e Televisão
- Disc-jockey (rádio)
- Comentarista de Radio e Televisão
- Narrador Esportivo
- Locutor de Notícias
- Locutor Esportivo
- Locutor Noticiarista
- Locutor de Telejornal
- Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- Locutor Publicitário de Radio e Televisão
- Comentarista Político
Condições de trabalho
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para Locutor de Radio e Televisão
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.
Funções do cargo de Locutor de Radio e Televisão
- animar o programa;
- demonstrar flexibilidade;
- fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
- mediar debates;
- apresentar os participantes do evento;
- administrar chamadas e inserts comerciais;
- operar equipamentos - mesa de som e outros;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar capacidade de propor soluções;
- ler o texto no ar;
- gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
- construir a cena;
- anunciar/desanunciar músicas;
- chamar reportagem;
- anunciar programação;
- demonstrar capacidade de expressão corporal;
- ver mais...
Quanto ganha um Locutor de Radio e Televisão em Cuiabá, MT
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 261715 em Cuiabá, MT no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Locutor de Radio e Televisão.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.