Mecânico de Manutenção de Aviões - Salário Brasil

R$ 3.565,51/mês

Atualizado em

Hoje um Mecânico de Manutenção de Aviões ganha em média R$ 3.565,51 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 3.639 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Mecânico de Manutenção de Aviões pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 3.468,13 e o teto salarial de R$ 7.567,47, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 27 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Manutenção e reparação de aeronaves de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Aviões é Rio de Janeiro.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Aviões, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 9141-05

O Mecânico de Manutenção de Aviões planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Algumas funções no exercício da profissão

  • reparar motores convencionais e a reação;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • reparar sistema de combustível;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • reparar estruturas de aeronaves;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de vôo;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • trabalhar em equipe;
  • substituir rolamentos;
  • remover rodas e pneus;
  • demonstrar precisão e controle;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • interpretar manuais;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 9141-05 - Série histórica

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões por região do Brasil

Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Aviões

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 3.468 41.618 867 16,64
Média Salarial 3.566 42.786 891 17,10
1º Quartil 1.867 22.401 467 8,95
Salário Mediana 2.722 32.664 681 13,06
3º Quartil 6.248 74.973 1.562 29,97
Teto Salarial 7.567 90.810 1.892 36,30
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 9141-05 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Aviões é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 28.06% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 9141-05 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
3316-3/01 Manutenção e reparação de aeronaves 3.441,07
5112-9/01 Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 4.255,80
5111-1/00 Transporte aéreo de passageiros regular 5.084,63
3316-3/02 Manutenção de aeronaves na pista 3.296,38
5120-0/00 Transporte aéreo de carga 3.689,69
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.601,41
0161-0/01 Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 2.335,23
7490-1/99 Outras atividades profissionais, científicas e técnicas 6.835,16
4321-5/00 Instalação e manutenção elétrica 1.452,24
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.011,29
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.639 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 9141-05 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.978 44 220 3.053,15 13,88
696 36 180 4.742,02 26,34
634 42 210 3.744,07 17,83
220 40 200 3.609,14 18,05
35 43 215 5.344,26 24,86
23 38 190 3.962,74 20,86

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 1.726 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 3.100,94 3.549,38 4.668,81
Pequenas 3.563,70 4.012,13 5.131,57
Médias 3.995,53 4.443,96 5.563,40
Grandes Empresas 3.950,59 4.399,02 5.518,46
  • *Mecânico de Manutenção de Aviões Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Aviões Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Aviões Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Aviões

  • Salário Base: R$ 3.565,51
  • Salário-educação (3%): R$ 106,97
  • Sistema S (2%): R$ 71,31
  • INSS Patronal (20%): R$ 713,10
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 35,66
  • FGTS (8%): R$ 285,24
  • Férias 1/12: R$ 297,13
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 713,10
  • Periculosidade (30%): R$ 1.069,65
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 99,04
  • 13º Salário: R$ 297,13
  • FGTS sobre Férias: R$ 23,77
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 7,92
  • FGTS sobre 13º: R$ 23,77
  • Aviso Prévio: R$ 297,13
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 23,77
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 297,13

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Mecânico de Manutenção de Aviões pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Aviões