Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários - Salário Brasil

R$ 2.142,91/mês

Atualizado em

Hoje um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários ganha em média R$ 2.142,91 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 2.990 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.084,38 e o teto salarial de R$ 3.492,55, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 38 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Manutenção e reparação de veículos ferroviários de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários CBO 9143-05

O Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários planeja atividades de manutenção, interpretando procedimentos, manuais técnicos, desenhos e esquemas, de acordo com os diversos tipos de veículos ferroviários Programa atividades de manutenção, determinando prioridades de execução, selecionando materiais e ferramentas e estimando tempo de execução Faz uso de sistemas de informação de apoio à manutenção.

Utiliza técnicas de diagnóstico, identificando problemas nos veículos ferroviários e suas causas, para definir ações de manutenção Realiza manutenção em veículos ferroviários, lubrificando componentes e conjuntos Aplica e controla torque em elementos de fixação, ajusta folgas entre componentes, nivela caixa do veículo e alinha conjunto rotativo motriz Repara componentes e conjuntos e substitui peças e componentes, realizando operações de corte de peças metálicas e não metálicas e soldando componentes metálicos, entre outras operações.

Repara acabamentos do interior de veículos Realiza medições e testes em peças, componentes e veículos ferroviários, utilizando instrumentos específicos, comparando resultados com dados técnicos e interpretando resultados, a fim de garantir atendimento de especificações Mede peças e componentes para realização de testes de fadiga.

Mede taxa de compressão e emissão de poluentes Testa equipamentos, sistemas de freio manual e sistemas hidráulicos e pneumáticos Realiza testes de potência do sistema motriz e testes de estanqueidade Testa rendimento dos compressores, avalia especificações de vibração e ruído, monitora taxa de desgaste de componentes e verifica trincas estruturais em componentes.

Pode testar componentes de eletrônica embarcada e de automação – diretamente relacionados aos elementos mecânicos de máquinas dos veículos ferroviários, podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Manobra equipamentos ferroviários, avaliando condições de operação de equipamentos e acionando sistemas do veículo Conduz veículos em pátios de manobra da oficina, cumprindo requisitos de segurança, para avaliar condições de tráfego de vias Reforma veículos ferroviários, desmontando conjuntos e equipamentos, avaliando condição de equipamentos e componentes e solicitando materiais e peças Define substituição de componentes.

Propõe modificações em peças e equipamentos e confecciona peças Substitui partes, analisando compatibilidade entre componentes e equipamentos Recupera estruturas.

Monta equipamentos e conjuntos Inspeciona veículos ferroviários, avaliando informações do histórico de equipamentos, verificando condições gerais, examinando parâmetros específicos de funcionamento e interpretando dados e indicadores de análises Inspeciona equipamentos visualmente.

Retém veículos sem condições de serviço e libera veículos em condições de tráfego Registra os resultados das análises de inspeção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica ferroviária, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de veículos ferroviários, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade, eficiência e segurança.

Pode supervisionar equipe de trabalhadores de manutenção, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Administra pessoal, participando de seleção de membros da equipe, atribuindo tarefas e acompanhando registros de faltas e atrasos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Atua na preservação do meio ambiente, selecionando resíduos para reciclagem e realizando descarte dos demais, de acordo com normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Orienta e monitora o uso de EPI pela equipe Sinaliza e isola áreas de trabalho Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los.

Algumas funções no exercício da profissão

  • manobrar equipamentos metroferroviários;
  • realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metroferroviários;
  • inspecionar veículos metroferroviários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção em veículos metroferroviários;
  • realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental;
  • reformar veículos metroferroviários;
  • programar atividades de manutenção;
  • comunicar-se de forma clara e objetiva;
  • testar estanqueidade;
  • inspecionar equipamentos visualmente;
  • interpretar plano de manutenção;
  • sinalizar equipamento e área de trabalho;
  • realizar análise de riscos de atividades;
  • medir dimensões do rodeiro do truque;
  • estimar tempo de execução;
  • relatar condições de riscos a cipa;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários CBO 9143-05 - Série histórica

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários por região do Brasil

Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.084 25.013 521 9,64
Média Salarial 2.143 25.715 536 9,92
1º Quartil 1.685 20.222 421 7,80
Salário Mediana 1.954 23.448 489 9,04
3º Quartil 2.883 34.602 721 13,34
Teto Salarial 3.493 41.911 873 16,16
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 9143-05 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 17.46% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários CBO 9143-05 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
3315-5/00 Manutenção e reparação de veículos ferroviários 2.024,61
8121-4/00 Limpeza em prédios e em domicílios 1.895,03
4911-6/00 Transporte ferroviário de carga 1.996,92
4321-5/00 Instalação e manutenção elétrica 2.158,96
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 2.021,57
4211-1/01 Construção de rodovias e ferrovias 2.783,27
4120-4/00 Construção de edifícios 2.109,17
2532-2/01 Produção de artefatos estampados de metal 1.505,19
8129-0/00 Atividades de limpeza 2.026,99
3031-8/00 Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes 2.201,08
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2.990 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários CBO 9143-05 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
2.495 44 220 2.101,32 9,55
260 40 200 2.522,15 12,61
99 36 180 2.224,00 12,36
80 42 210 2.076,91 9,89
12 30 150 2.038,92 13,59
11 38 190 2.284,00 12,02

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 1.520 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.096,53 2.366,04 3.038,83
Pequenas 2.054,89 2.324,40 2.997,20
Médias 2.190,44 2.459,95 3.132,74
Grandes Empresas 2.216,91 2.486,42 3.159,22
  • *Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários

  • Salário Base: R$ 2.142,91
  • Salário-educação (3%): R$ 64,29
  • Sistema S (2%): R$ 42,86
  • INSS Patronal (20%): R$ 428,58
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 21,43
  • FGTS (8%): R$ 171,43
  • Férias 1/12: R$ 178,58
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 428,58
  • Periculosidade (30%): R$ 642,87
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 59,53
  • 13º Salário: R$ 178,58
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,29
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,76
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,29
  • Aviso Prévio: R$ 178,58
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,29
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 178,58

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários