Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários - São Paulo, SP

R$ 2.356,16/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários trabalhando na cidade São Paulo ganha em média R$ 2.356,16 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários na cidade fica entre R$ 2.020,50 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.041,12, sendo que R$ 2.291,82 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade São Paulo e/ou regiões próximas do estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 528 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários CBO 9143-05 trabalhando na cidade São Paulo, SP, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 39 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Manutenção e reparação de veículos ferroviários.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários trabalhando na cidade São Paulo, SP, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários CBO 9143-05

O Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários realiza manutenção em veículos ferroviários – tais como locomotivas, vagões e carros de passageiros -, utilizando técnicas de diagnóstico para identificar problemas e suas causas, reparando componentes e conjuntos, e fazendo medições e testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação, nos sistemas de transportes ferroviário e metroviário Planeja e programa as atividades, interpretando planos de manutenção.

Executa reforma de veículos ferroviários Faz inspeção em veículos ferroviários Manobra equipamentos ferroviários.

Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas em mecânica ferroviária Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • manobrar equipamentos metroferroviários;
  • realizar manutenção em veículos metroferroviários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental;
  • programar atividades de manutenção;
  • inspecionar veículos metroferroviários;
  • reformar veículos metroferroviários;
  • realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metroferroviários;
  • zelar pelo patrimônio da empresa;
  • conferir parâmetros de funcionamento;
  • acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros;
  • cortar peças metálicas e não metálicas;
  • medir dimensões do rodeiro do truque;
  • substituir peças e componentes;
  • demonstrar destreza manual;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • respeitar parâmetros operacionais do equipamento;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários - Série histórica em São Paulo

O que faz um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários

  1. zelar pelo patrimônio da empresa;
  2. conferir parâmetros de funcionamento;
  3. acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros;
  4. cortar peças metálicas e não metálicas;
  5. medir dimensões do rodeiro do truque;
  6. substituir peças e componentes;
  7. demonstrar destreza manual;
  8. demonstrar comprometimento com o trabalho;
  9. respeitar parâmetros operacionais do equipamento;
  10. avaliar condições de tráfego de vias;
  11. lubrificar componentes e conjuntos;
  12. avaliar a condição dos equipamentos e componentes;
  13. definir substituição de componentes;
  14. buscar o autodesenvolvimento;
  15. prestar atendimento externo de emergência;
  16. testar equipamentos;
  17. interpretar desenhos e esquemas;
  18. recuperar estrutura de veículos metroferroviários;
  19. testar estanqueidade;
  20. assumir responsabilidades;
  21. ver mais...

Tabela salarial Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários em São Paulo, SP

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.292 27.502 573 10,62
Média Salarial 2.356 28.274 589 10,91
1º Quartil 1.785 21.418 446 8,27
Salário Mediana 2.021 24.246 505 9,36
3º Quartil 3.336 40.037 834 15,46
Teto Salarial 4.041 48.493 1.010 18,72
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 43.75% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários em São Paulo, SP

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
3315-5/00 Manutenção e reparação de veículos ferroviários 1.983,31
3031-8/00 Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes 2.065,96
4911-6/00 Transporte ferroviário de carga 2.045,72
4530-7/01 Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.014,88
4912-4/03 Transporte metroviário 6.400,79
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 2.012,95
4321-5/00 Instalação e manutenção elétrica 2.154,30
8121-4/00 Limpeza em prédios e em domicílios 1.947,12
7810-8/00 Seleção e agenciamento de mão-de-obra 1.529,50
7112-0/00 Serviços de engenharia 2.884,13
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários

Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários inspecionam e realizam manutenções em veículos metroferroviários, realizam medições e testes em peças, componentes e em veículos metroferroviários, reformam veículos e manobram equipamentos. Programam e realizam atividades de manutenção em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, de saúde e de preservação ambiental.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção metroferroviária profissionais nessa família CBO, exercem o cargo em empresas de transporte metroferroviário e em departamentos de infra-estrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem como na fabricação de equipamentos de transporte. São empregados assalariados, com carteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locais fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições desconfortáveis por longos períodos, em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalho sob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade e intempéries, fatores ocasionadores de estresse.

O que é preciso para trabalhar de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em mecânica. O desempenho total dessa ocupação ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários devem manobrar equipamentos metroferroviários, realizar manutenção em veículos metroferroviários, demonstrar competências pessoais, realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental, programar atividades de manutenção, inspecionar veículos metroferroviários, reformar veículos metroferroviários, realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metroferroviários.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 528 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
414 44 220 2.094,78 9,52
51 42 210 1.862,29 8,87
39 40 200 5.592,15 27,96
16 36 180 2.610,56 14,50
4 38 190 2.336,75 12,30
2 35 175 3.544,00 20,25

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível I ganha em média R$ 2.356,49, o Nível II recebe cerca de R$ 2.652,82, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.392,57 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 283 profissionais demitidos das empresas de São Paulo, SP.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.322,87 2.619,20 3.358,95
Pequenas 2.231,51 2.527,84 3.267,59
Médias 2.182,38 2.478,71 3.218,46
Grandes Empresas 2.689,19 2.985,52 3.725,27
  • *Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários em São Paulo, SP é de R$ 2.291,82 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção metroferroviária pelo sindicato de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9143-05.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção metroferroviária em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários

  • Salário Base: R$ 2.356,16
  • Salário-educação (3%): R$ 70,68
  • Sistema S (2%): R$ 47,12
  • INSS Patronal (20%): R$ 471,23
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,56
  • FGTS (8%): R$ 188,49
  • Férias 1/12: R$ 196,35
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 471,23
  • Periculosidade (30%): R$ 706,85
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 65,45
  • 13º Salário: R$ 196,35
  • FGTS sobre Férias: R$ 15,71
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,24
  • FGTS sobre 13º: R$ 15,71
  • Aviso Prévio: R$ 196,35
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,71
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 196,35

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Veículos Ferroviários – Salário – São Paulo, SP

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.