Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) - Estado de São Paulo

R$ 2.394,56/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 2.394,56 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) fica entre R$ 2.109,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.057,41, sendo que R$ 2.329,17 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 2.063 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 19 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) é São Paulo .

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20

O Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) realiza manutenção de motores diesel industriais – exceto de veículos automotores, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.

Instala motores diesel industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • realizar manutenção em equipamentos industriais;
  • reparar peças de equipamentos industriais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação técnica;
  • lubrificar equipamentos industriais;
  • instalar equipamentos industriais;
  • ajustar equipamentos industriais;
  • testar equipamentos industriais;
  • realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental;
  • avaliar resultados de testes;
  • realizar alterações não previstas no projeto inicial;
  • descrever processos e padrões de manutenção de serviços;
  • interditar máquinas e equipamentos para manutenção;
  • comunicar-se de forma clara e objetiva;
  • analisar riscos da atividade;
  • substituir equipamentos e componentes;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) - Série histórica no estado de São Paulo

O que faz um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

  1. avaliar resultados de testes;
  2. realizar alterações não previstas no projeto inicial;
  3. descrever processos e padrões de manutenção de serviços;
  4. interditar máquinas e equipamentos para manutenção;
  5. comunicar-se de forma clara e objetiva;
  6. analisar riscos da atividade;
  7. substituir equipamentos e componentes;
  8. requisitar material e suprimentos;
  9. restabelecer funcionamento de equipamentos;
  10. preparar equipamentos para manutenção;
  11. sinalizar área para manutenção;
  12. registrar ocorrências de manutenção;
  13. destinar resíduos para descarte e reciclagem;
  14. nivelar equipamentos;
  15. ver mais...

Tabela salarial para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.329 27.950 582 10,65
Média Salarial 2.395 28.735 599 10,95
1º Quartil 1.790 21.483 448 8,18
Salário Mediana 2.109 25.308 527 9,64
3º Quartil 3.350 40.198 837 15,31
Teto Salarial 4.057 48.689 1.014 18,55
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 8.22% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) no estado de São Paulo

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.200,75
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.324,63
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.505,36
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.094,71
4929-9/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 3.227,03
4661-3/00 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário 2.597,08
3313-9/01 Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos 2.452,98
4930-2/01 Transporte rodoviário de carga 2.617,03
7732-2/01 Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador 2.128,18
4511-1/04 Comércio por atacado de caminhões novos e usados 2.067,03
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Profissionais no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) realizam manutenção em bombas, redutores, compressores, turbocompressores, motores a diesel (exceto de veículos automotores), bombas injetoras e turbinas industriais. Reparam peças, ajustam, lubrificam, testam e instalam equipamentos industriais. Elaboram documentação técnica, inclusive registros de ocorrências. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos, de segurança, qualidade e de preservação ambiental.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissionalizante de mais de quatrocentas horas-aula, oferecidos por instituições de formação profissional e pelas próprias empresas. O pleno desempenho das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência na área.

Principais funções dos mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

Trabalhadores no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) devem realizar manutenção em equipamentos industriais, reparar peças de equipamentos industriais, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica, lubrificar equipamentos industriais, instalar equipamentos industriais, ajustar equipamentos industriais, testar equipamentos industriais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental.

Quanto ganha um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2063 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.966 44 220 2.393,64 10,88
47 40 200 2.604,02 13,02
20 42 210 2.332,25 11,11
10 43 215 2.709,30 12,60
7 36 180 1.461,00 8,12
4 10 50 2.340,00 46,80

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) Nível I ganha em média R$ 2.411,11, o Nível II recebe cerca de R$ 2.712,27, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.464,07 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 1018 profissionais demitidos das empresas no estado de São Paulo.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.321,63 2.622,79 3.374,60
Pequenas 2.501,16 2.802,32 3.554,13
Médias 2.562,15 2.863,31 3.615,11
Grandes Empresas 2.259,49 2.560,65 3.312,45
  • *Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2024 de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) no estado de São Paulo é de R$ 2.329,17 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9111-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

  • Salário Base: R$ 2.394,56
  • Salário-educação (3%): R$ 71,84
  • Sistema S (2%): R$ 47,89
  • INSS Patronal (20%): R$ 478,91
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,95
  • FGTS (8%): R$ 191,57
  • Férias 1/12: R$ 199,55
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 478,91
  • Periculosidade (30%): R$ 718,37
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 66,52
  • 13º Salário: R$ 199,55
  • FGTS sobre Férias: R$ 15,96
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,32
  • FGTS sobre 13º: R$ 15,96
  • Aviso Prévio: R$ 199,55
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,96
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 199,55

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) – Salário – SP

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.