Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário - Salário Brasil

R$ 2.229,08/mês

Atualizado em

Hoje um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário ganha em média R$ 2.229,08 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 58.609 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.168,20 e o teto salarial de R$ 3.805,29, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10

O Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Algumas funções no exercício da profissão

  • prestar suporte ao cliente/usuário;
  • monitorar sistemas e aplicações;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • administrar segurança das informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar processamento de dados;
  • realizar diagnóstico em redes de comunicação;
  • realizar revisão em hardware;
  • monitorar disponibilidade de aplicativos;
  • verificar acesso lógico do usuário;
  • orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software;
  • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
  • ver mais...

Salário de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 - Série histórica

Quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário por região do Brasil

Tabela salarial para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.168 26.018 542 10,36
Média Salarial 2.229 26.749 557 10,65
1º Quartil 1.660 19.919 415 7,93
Salário Mediana 2.000 24.000 500 9,56
3º Quartil 3.142 37.700 785 15,01
Teto Salarial 3.805 45.664 951 18,18
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 3172-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 11.23% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.119,85
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 2.439,27
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.362,59
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 2.413,04
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 2.017,35
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.683,80
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 2.255,48
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 2.215,57
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 2.096,53
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.273,51
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 58.609 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
33.983 44 220 2.145,62 9,75
17.536 40 200 2.494,20 12,47
3.558 36 180 1.814,66 10,08
1.257 42 210 2.290,89 10,91
978 30 150 1.870,79 12,47
329 43 215 2.188,06 10,18

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 26.131 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.125,96 2.406,31 3.106,16
Pequenas 2.208,11 2.488,46 3.188,31
Médias 2.306,16 2.586,51 3.286,36
Grandes Empresas 2.324,44 2.604,79 3.304,64
  • *Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Nível I: até 4 anos;
  • *Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário PCD

Num levantamento com 675 salários de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.723,30 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

  • Salário Base: R$ 2.229,08
  • Salário-educação (3%): R$ 66,87
  • Sistema S (2%): R$ 44,58
  • INSS Patronal (20%): R$ 445,82
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,29
  • FGTS (8%): R$ 178,33
  • Férias 1/12: R$ 185,76
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 445,82
  • Periculosidade (30%): R$ 668,72
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 61,92
  • 13º Salário: R$ 185,76
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,86
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,95
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,86
  • Aviso Prévio: R$ 185,76
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,86
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 185,76

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário