Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) - Salário Brasil

R$ 2.081,65/mês

Atualizado em

Hoje um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ganha em média R$ 2.081,65 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 2.899 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.024,80 e o teto salarial de R$ 3.577,01, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos).

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 28 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Construção de rodovias e ferrovias de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) é Belo Horizonte , MG.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos), não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15

O Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.

Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.

Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.

Algumas funções no exercício da profissão

  • realizar soldagem aluminotérmica;
  • providenciar manutenção de máquinas e equipamentos;
  • desguarnecer lastro;
  • corrigir geometria da via por meio de equipamentos;
  • comunicar-se;
  • inspecionar vias;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • esmerilhar trilhos;
  • reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via;
  • socar lastro;
  • reciclar-se;
  • alimentar a máquina com dados geométricos;
  • auxiliar técnicos na aferição de máquinas;
  • corrigir nivelamento longitudinal;
  • peneirar brita para remoção de detritos;
  • encaminhar veículo para manutenção;
  • aplicar procedimentos de segurança;
  • ver mais...

Salário de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 - Série histórica

Quanto ganha um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) por região do Brasil

Tabela salarial para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.025 24.298 506 9,25
Média Salarial 2.082 24.980 520 9,51
1º Quartil 1.573 18.874 393 7,18
Salário Mediana 1.657 19.884 414 7,57
3º Quartil 2.953 35.438 738 13,49
Teto Salarial 3.577 42.924 894 16,34
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 9911-15 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 17.82% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4211-1/01 Construção de rodovias e ferrovias 2.027,56
4299-5/99 Outras obras de engenharia civil 1.543,48
4120-4/00 Construção de edifícios 1.717,96
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.938,93
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 2.218,46
8121-4/00 Limpeza em prédios e em domicílios 2.085,46
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.315,50
7112-0/00 Serviços de engenharia 2.388,46
3315-5/00 Manutenção e reparação de veículos ferroviários 4.579,42
4313-4/00 Obras de terraplenagem 2.428,97
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2.899 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
2.793 44 220 2.062,18 9,37
54 40 200 2.233,20 11,17
34 38 190 3.284,65 17,29
6 42 210 2.154,17 10,26
5 24 120 1.844,00 15,37
2 43 215 2.558,00 11,90

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 1.534 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.073,96 2.335,77 2.989,33
Pequenas 2.372,69 2.634,50 3.288,06
Médias 2.030,99 2.292,80 2.946,36
Grandes Empresas 2.031,21 2.293,02 2.946,58
  • *Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

  • Salário Base: R$ 2.081,65
  • Salário-educação (3%): R$ 62,45
  • Sistema S (2%): R$ 41,63
  • INSS Patronal (20%): R$ 416,33
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 20,82
  • FGTS (8%): R$ 166,53
  • Férias 1/12: R$ 173,47
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 416,33
  • Periculosidade (30%): R$ 624,49
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 57,82
  • 13º Salário: R$ 173,47
  • FGTS sobre Férias: R$ 13,88
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,63
  • FGTS sobre 13º: R$ 13,88
  • Aviso Prévio: R$ 173,47
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,88
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 173,47

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)