O que faz um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15
O Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.
Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- esmerilhar trilhos;
- reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via;
- desguarnecer lastro;
- corrigir geometria da via por meio de equipamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- inspecionar vias;
- trabalhar com segurança;
- comunicar-se;
- providenciar manutenção de máquinas e equipamentos;
- realizar soldagem aluminotérmica;
- regularizar lastro;
- alimentar a máquina com dados geométricos;
- examinar condições das ferramentas;
- socar lastro;
- comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço;
- auxiliar técnicos na aferição de máquinas;
- demonstrar bom senso;
- anotar detalhes do serviço executado;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Trabalhador de Linha Férrea
- Soldador Aluminotermico em Conservação de Trilhos
- Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos)
- Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea
- Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Inspetor de Via Permanente (Trilhos)
- Conservador de Via Permanente (Trilhos)
Salário de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) - Série histórica no estado do Espírito Santo
O que faz um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- regularizar lastro;
- alimentar a máquina com dados geométricos;
- examinar condições das ferramentas;
- socar lastro;
- comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço;
- auxiliar técnicos na aferição de máquinas;
- demonstrar bom senso;
- anotar detalhes do serviço executado;
- analisar programação de inspeção;
- operar veículo de inspeção geométrica da via;
- atentar para as normas de segurança;
- examinar condições gerais do veículo;
- definir riscos em potencial;
- demonstrar senso de ética;
- remover lastro contaminado;
- avaliar local de depósito do rejeito;
- varrer lastro;
- ver mais...
Tabela salarial para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.724 | 32.686 | 681 | 12,57 | |
Média Salarial | 2.800 | 33.604 | 700 | 12,92 | |
1º Quartil | 2.239 | 26.874 | 560 | 10,33 | |
Salário Mediana | 2.845 | 34.140 | 711 | 13,13 | |
3º Quartil | 3.601 | 43.213 | 900 | 16,61 | |
Teto Salarial | 4.362 | 52.340 | 1.090 | 20,12 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Espírito Santo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 14.29% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) no estado do Espírito Santo
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
4211-1/01 | Construção de rodovias e ferrovias | 2.709,86 | |||
4930-2/02 | Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.001,62 | |||
4212-0/00 | Construção de obras-de-arte especiais | 2.963,71 | |||
8121-4/00 | Limpeza em prédios e em domicílios | 1.523,60 | |||
7830-2/00 | Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.296,50 | |||
3313-9/01 | Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos | 1.750,00 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 1.412,00 | |||
4924-8/00 | Transporte escolar | 1.800,00 | |||
4679-6/02 | Comércio atacadista de mármores e granitos | 5.120,00 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Profissionais no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) reparam componentes de superestrutura e infra-estrutura das vias. Corrigem geometria das vias por meio de equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas, preparando e ajustando máquinas e corrigindo desníveis. Esmerilham trilhos, desguarnecem lastros, removendo os que estiverem contaminados e recolocando aqueles que estiverem tratados. Realizam soldagem aluminotérmica, examinando, cortando, nivelando, alinhando, soldando e esmerilhando trilhos. Inspecionam vias e providenciam manutenção de máquinas e equipamentos. Desenvolvem as atividades comunicando-se com outras áreas e com o centro de controle operacional e trabalham seguindo normas de segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente.
Condições de trabalho
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Principais funções dos conservadores de vias permanentes (trilhos)
Trabalhadores no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) devem esmerilhar trilhos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, desguarnecer lastro, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, demonstrar competências pessoais, inspecionar vias, trabalhar com segurança, comunicar-se, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, realizar soldagem aluminotérmica.
Quanto ganha um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 371 profissionais admitidos e desligados no estado do Espírito Santo. A relação abrange somente Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
334 | 44 | 220 | 2.756,58 | 12,53 |
34 | 38 | 190 | 3.284,65 | 17,29 |
1 | 12 | 60 | 1.800,00 | 30,00 |
1 | 40 | 200 | 1.804,00 | 9,02 |
1 | 43 | 215 | 2.930,00 | 13,63 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) Nível I ganha em média R$ 2.673,62, o Nível II recebe cerca de R$ 3.025,81, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.905,00 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.515,61 | 2.867,80 | 3.746,99 |
Pequenas | 2.454,90 | 2.807,09 | 3.686,27 |
Médias | 2.860,53 | 3.212,72 | 4.091,91 |
Grandes Empresas | 2.863,45 | 3.215,64 | 4.094,83 |
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Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Espírito Santo
O valor do piso salarial 2024 de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) no estado do Espírito Santo é de R$ 2.723,81 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) pelo sindicato no estado do Espírito Santo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Espírito Santo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9911-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Conservadores de vias permanentes (trilhos) em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ao longo do tempo
Salário de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) mês a mês no estado do Espírito Santo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Espírito Santo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) trabalhando no estado do Espírito Santo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Espírito Santo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) trabalhando no estado do Espírito Santo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) trabalhando no estado do Espírito Santo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Salário Base: R$ 2.800,29
- Salário-educação (3%): R$ 84,01
- Sistema S (2%): R$ 56,01
- INSS Patronal (20%): R$ 560,06
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 28,00
- FGTS (8%): R$ 224,02
- Férias 1/12: R$ 233,36
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 560,06
- Periculosidade (30%): R$ 840,09
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 77,79
- 13º Salário: R$ 233,36
- FGTS sobre Férias: R$ 18,67
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,22
- FGTS sobre 13º: R$ 18,67
- Aviso Prévio: R$ 233,36
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 18,67
- Multa Rescisória FGTS: R$ 233,36
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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