Profissões relacionadas:
O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20
O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.
Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.
Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.
Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.
Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- oferecer serviços e produtos;
- seguir roteiros e scripts;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- demonstrar competências pessoais;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- cadastrar clientes;
- evidenciar vantagens do produto ou serviço;
- solicitar informações ao cliente;
- reverter a insatisfação do cliente;
- verificar disponibilidade de entrega;
- confirmar dados cadastrais;
- realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
- direcionar atendimento;
- ver mais...
Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 - Série histórica
Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por região do Brasil
Tabela salarial para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.681 | 20.174 | 420 | 8,88 | |
Média Salarial | 1.728 | 20.741 | 432 | 9,13 | |
1º Quartil | 1.437 | 17.243 | 359 | 7,59 | |
Salário Mediana | 1.589 | 19.068 | 397 | 8,40 | |
3º Quartil | 2.199 | 26.390 | 550 | 11,62 | |
Teto Salarial | 2.664 | 31.965 | 666 | 14,08 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 22.75% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 19.656 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
11.383 | 36 | 180 | 1.624,18 | 9,02 |
4.251 | 44 | 220 | 1.888,74 | 8,59 |
1.386 | 40 | 200 | 2.232,65 | 11,16 |
823 | 35 | 175 | 1.665,37 | 9,52 |
387 | 30 | 150 | 1.782,00 | 11,88 |
234 | 37 | 185 | 1.482,22 | 8,01 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.743,13 | 1.960,51 | 2.503,16 |
Pequenas | 1.766,03 | 1.983,41 | 2.526,07 |
Médias | 1.771,81 | 1.989,19 | 2.531,84 |
Grandes Empresas | 1.707,16 | 1.924,54 | 2.467,19 |
|
Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) PCD
Num levantamento com 216 salários de Operadores de telemarketing e afins PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.927,69 para uma jornada de trabalho de 37 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- Salário Base: R$ 1.728,41
- Salário-educação (3%): R$ 51,85
- Sistema S (2%): R$ 34,57
- INSS Patronal (20%): R$ 345,68
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 17,28
- FGTS (8%): R$ 138,27
- Férias 1/12: R$ 144,03
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 345,68
- Periculosidade (30%): R$ 518,52
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 48,01
- 13º Salário: R$ 144,03
- FGTS sobre Férias: R$ 11,52
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,84
- FGTS sobre 13º: R$ 11,52
- Aviso Prévio: R$ 144,03
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,52
- Multa Rescisória FGTS: R$ 144,03
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.