Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Distrito Federal

R$ 1.564,49/mês

Atualizado em

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado do Distrito Federal ganha em média R$ 1.564,49 para uma jornada de trabalho de 37 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) fica entre R$ 1.500,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 2.139,20, sendo que R$ 1.521,77 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do DF.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 455 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando no estado do Distrito Federal, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 29 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 39h por semana em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é Brasília.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado do Distrito Federal, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20

O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Algumas funções no exercício da profissão

  • cadastrar clientes;
  • oferecer serviços e produtos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • demonstrar capacidade de saber ouvir;
  • demonstrar qualidade de voz e dicção;
  • consultar supervisor;
  • dar atendimento a usuários da internet;
  • esclarecer dúvidas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • identificar clientes potenciais;
  • ver mais...

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica no estado do Distrito Federal

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  1. demonstrar capacidade de saber ouvir;
  2. demonstrar qualidade de voz e dicção;
  3. consultar supervisor;
  4. dar atendimento a usuários da internet;
  5. esclarecer dúvidas;
  6. demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  7. identificar clientes potenciais;
  8. persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  9. consultar área técnica;
  10. enviar mensagens pós-atendimento;
  11. realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
  12. consultar manuais, procedimentos e etc;
  13. demonstrar atenção concentrada;
  14. atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira;
  15. descrever o produto;
  16. realizar triagem de atendimento;
  17. ver mais...

Tabela salarial para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.522 18.261 380 8,29
Média Salarial 1.564 18.774 391 8,52
1º Quartil 1.447 17.368 362 7,88
Salário Mediana 1.500 18.000 375 8,17
3º Quartil 1.766 21.194 442 9,62
Teto Salarial 2.139 25.670 535 11,65
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Distrito Federal nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 85.71% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) no estado do Distrito Federal

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.518,32
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.608,27
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.617,86
8112-5/00 Condomínios prediais 2.736,14
8630-5/02 Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.363,43
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 2.000,00
9499-5/00 Atividades associativas 1.412,00
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 1.569,86
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.807,60
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.412,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais funções dos operadores de telemarketing e afins

Trabalhadores no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) devem cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços.

Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 455 profissionais admitidos e desligados no estado do Distrito Federal. A relação abrange somente Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
142 39 195 1.477,15 7,58
98 37 185 1.553,21 8,40
48 36 180 1.721,29 9,56
47 34 170 1.476,94 8,69
30 44 220 1.737,33 7,90
29 30 150 1.585,83 10,57

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I ganha em média R$ 1.610,45, o Nível II recebe cerca de R$ 1.807,22, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.298,41 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 290 profissionais demitidos das empresas no estado do Distrito Federal.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.576,81 1.773,58 2.264,77
Pequenas 1.625,45 1.822,22 2.313,41
Médias 1.697,53 1.894,30 2.385,49
Grandes Empresas 1.542,02 1.738,79 2.229,98
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Distrito Federal

O valor do piso salarial 2024 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) no estado do Distrito Federal é de R$ 1.521,77 para uma jornada de trabalho de 37 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato no estado do Distrito Federal.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Distrito Federal que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 53 salários de pessoas com deficiência no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing), a média salarial no estado do Distrito Federal é de R$ 1.536,94 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ao longo do tempo

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) mês a mês no estado do Distrito Federal de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Distrito Federal

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado do Distrito Federal durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Distrito Federal, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado do Distrito Federal. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado do Distrito Federal. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  • Salário Base: R$ 1.564,49
  • Salário-educação (3%): R$ 46,93
  • Sistema S (2%): R$ 31,29
  • INSS Patronal (20%): R$ 312,90
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 15,64
  • FGTS (8%): R$ 125,16
  • Férias 1/12: R$ 130,37
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 312,90
  • Periculosidade (30%): R$ 469,35
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 43,46
  • 13º Salário: R$ 130,37
  • FGTS sobre Férias: R$ 10,43
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,48
  • FGTS sobre 13º: R$ 10,43
  • Aviso Prévio: R$ 130,37
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 10,43
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 130,37

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) – Salário – DF

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.