O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20
O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- cadastrar clientes;
- seguir roteiros e scripts;
- oferecer serviços e produtos;
- demonstrar competências pessoais;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- fornecer informações;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- consultar área técnica;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- administrar conflitos;
- realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
- consultar supervisor;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica em Porto Alegre
O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- fornecer informações;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- consultar área técnica;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- administrar conflitos;
- realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
- consultar supervisor;
- diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
- agendar retorno - follow-up;
- efetivar a venda;
- orientar a utilização de aplicativos - software;
- informar prazo de entrega;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- dar atendimento a usuários da internet;
- depurar informações;
- orientar usuário de telefonia;
- ver mais...
Tabela salarial Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Porto Alegre, RS
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.757 | 21.088 | 439 | 8,98 | |
Média Salarial | 1.807 | 21.680 | 452 | 9,23 | |
1º Quartil | 1.493 | 17.922 | 373 | 7,63 | |
Salário Mediana | 1.600 | 19.200 | 400 | 8,17 | |
3º Quartil | 2.357 | 28.284 | 589 | 12,04 | |
Teto Salarial | 2.855 | 34.259 | 714 | 14,58 | |
|
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Porto Alegre, RS
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
6550-2/00 | Planos de saúde | 1.494,00 | |||
6190-6/01 | Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.570,43 | |||
4221-9/05 | Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.782,29 | |||
7740-3/00 | Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 1.600,00 | |||
4321-5/00 | Instalação e manutenção elétrica | 1.576,00 | |||
6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 2.548,80 | |||
6203-1/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 3.037,00 | |||
8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 1.427,33 | |||
8630-5/01 | Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 2.723,00 | |||
4773-3/00 | Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos | 1.852,00 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Funções do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
O que é preciso para trabalhar de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) devem realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, prestar serviços técnicos e especializados, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços.
Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 82 profissionais admitidos e desligados na cidade de Porto Alegre, RS. A relação abrange somente Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
42 | 36 | 180 | 1.532,62 | 8,51 |
28 | 44 | 220 | 2.196,21 | 9,98 |
10 | 40 | 200 | 1.868,60 | 9,34 |
1 | 42 | 210 | 1.716,00 | 8,17 |
1 | 25 | 125 | 1.878,00 | 15,02 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I ganha em média R$ 1.845,11, o Nível II recebe cerca de R$ 2.072,33, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.639,54 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.081,80 | 2.309,02 | 2.876,24 |
Pequenas | 1.907,66 | 2.134,88 | 2.702,10 |
Médias | 1.708,01 | 1.935,23 | 2.502,45 |
Grandes Empresas | 1.682,96 | 1.910,18 | 2.477,39 |
|
Piso Salarial 2024
O valor do piso salarial 2024 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Porto Alegre, RS é de R$ 1.757,29 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato de Porto Alegre.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Porto Alegre, RS que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ao longo do tempo
Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) mês a mês na cidade de Porto Alegre de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Porto Alegre
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade de Porto Alegre durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Porto Alegre, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando em Porto Alegre. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- Salário Base: R$ 1.806,63
- Salário-educação (3%): R$ 54,20
- Sistema S (2%): R$ 36,13
- INSS Patronal (20%): R$ 361,33
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 18,07
- FGTS (8%): R$ 144,53
- Férias 1/12: R$ 150,55
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 361,33
- Periculosidade (30%): R$ 541,99
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 50,18
- 13º Salário: R$ 150,55
- FGTS sobre Férias: R$ 12,04
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,01
- FGTS sobre 13º: R$ 12,04
- Aviso Prévio: R$ 150,55
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 12,04
- Multa Rescisória FGTS: R$ 150,55
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.