Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Uberlândia, MG

R$ 1.830,16/mês

Atualizado em

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade Uberlândia ganha em média R$ 1.830,16 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) na cidade fica entre R$ 1.537,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.100,14, sendo que R$ 1.780,18 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Uberlândia e/ou regiões próximas do estado de MG.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 37 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Outras cidades do estado de MG

Perfil Profissional

A profissão de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando na cidade Uberlândia, MG, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 22 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h por semana em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade Uberlândia, MG, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20

O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Algumas funções no exercício da profissão

  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • oferecer serviços e produtos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts;
  • cadastrar clientes;
  • agendar retorno - follow-up;
  • prestar suporte técnico a aplicativos - software;
  • demonstrar capacidade de resiliência;
  • demonstrar capacidade de saber ouvir;
  • fornecer informações;
  • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
  • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  • ver mais...

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica em Uberlândia

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  1. agendar retorno - follow-up;
  2. prestar suporte técnico a aplicativos - software;
  3. demonstrar capacidade de resiliência;
  4. demonstrar capacidade de saber ouvir;
  5. fornecer informações;
  6. realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
  7. persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  8. demonstrar auto controle;
  9. demonstrar o cliente a sua importância;
  10. enviar mensagens pós-atendimento;
  11. confirmar dados cadastrais;
  12. direcionar atendimento;
  13. diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
  14. realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
  15. reverter a insatisfação do cliente;
  16. evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  17. ver mais...

Tabela salarial Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Uberlândia, MG

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.780 21.362 445 9,00
Média Salarial 1.830 21.962 458 9,25
1º Quartil 1.454 17.443 363 7,35
Salário Mediana 1.537 18.444 384 7,77
3º Quartil 2.560 30.714 640 12,94
Teto Salarial 3.100 37.202 775 15,67
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Uberlândia, MG

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 2.392,25
8711-5/03 Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes 1.427,00
6911-7/01 Serviços advocatícios 1.457,00
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.477,00
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.968,00
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.425,00
6619-3/05 Operadoras de cartões de débito 1.527,50
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.763,00
4789-0/99 Comércio varejista de outros produtos 2.285,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

O que é preciso para trabalhar de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) devem atender usuários de produtos e ou serviços, oferecer serviços e produtos, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, cadastrar clientes.

Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 37 profissionais admitidos e desligados na cidade de Uberlândia, MG. A relação abrange somente Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
18 36 180 1.878,56 10,44
14 44 220 1.572,71 7,15
5 40 200 2.376,80 11,88

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Uberlândia, MG é de R$ 1.780,18 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato de Uberlândia.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Uberlândia, MG que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ao longo do tempo

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) mês a mês na cidade de Uberlândia de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Uberlândia

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade de Uberlândia durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Uberlândia, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing). Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando em Uberlândia. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  • Salário Base: R$ 1.830,16
  • Salário-educação (3%): R$ 54,90
  • Sistema S (2%): R$ 36,60
  • INSS Patronal (20%): R$ 366,03
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 18,30
  • FGTS (8%): R$ 146,41
  • Férias 1/12: R$ 152,51
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 366,03
  • Periculosidade (30%): R$ 549,05
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 50,84
  • 13º Salário: R$ 152,51
  • FGTS sobre Férias: R$ 12,20
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,07
  • FGTS sobre 13º: R$ 12,20
  • Aviso Prévio: R$ 152,51
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 12,20
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 152,51

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) – Salário – Uberlândia, MG

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.