Operador de Telecobrança - Salário Brasil

R$ 1.664,09/mês

Atualizado em

Hoje um Operador de Telecobrança ganha em média R$ 1.664,09 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 86.700 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Operador de Telecobrança pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 1.618,64 e o teto salarial de R$ 2.501,78, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Operador de Telecobrança.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 18 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h semanais em empresas do segmento de Atividades de cobrança e informações cadastrais de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Telecobrança é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Operador de Telecobrança, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Telecobrança CBO 4213-10

O Operador de Telecobrança prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.

Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.

Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.

Informa ao devedor sobre o débito Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.

Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.

Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.

Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.

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Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • contatar fiador ou avalista;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • ver mais...

Salário de Operador de Telecobrança CBO 4213-10 - Série histórica

Quanto ganha um Operador de Telecobrança por região do Brasil

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Tabela salarial para Operador de Telecobrança

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.619 19.424 405 8,52
Média Salarial 1.664 19.969 416 8,76
1º Quartil 1.431 17.172 358 7,53
Salário Mediana 1.510 18.120 378 7,95
3º Quartil 2.065 24.786 516 10,87
Teto Salarial 2.502 30.021 625 13,17
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Telecobrança negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 4213-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Telecobrança é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Fevereiro de 2024 e Janeiro de 2025, tivemos um aumento de 16.07% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Telecobrança CBO 4213-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

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Quanto ganha um Operador de Telecobrança por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 86.700 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Telecobrança CBO 4213-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
47.780 36 180 1.499,87 8,33
26.217 44 220 1.937,38 8,81
2.943 40 200 2.270,62 11,35
2.067 33 165 1.449,38 8,78
1.897 32 160 1.466,18 9,16
1.639 34 170 1.465,97 8,62

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

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Quanto ganha um Operador de Telecobrança PCD

Num levantamento com 431 salários de Cobradores e afins PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Operador de Telecobrança, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.987,70 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Operador de Telecobrança ao longo do tempo

Salário de Operador de Telecobrança no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Telecobrança nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Telecobrança. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Telecobrança em todo Brasil. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Telecobrança. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Telecobrança

  • Salário Base: R$ 1.664,09
  • Salário-educação (3%): R$ 49,92
  • Sistema S (2%): R$ 33,28
  • INSS Patronal (20%): R$ 332,82
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 16,64
  • FGTS (8%): R$ 133,13
  • Férias 1/12: R$ 138,67
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 332,82
  • Periculosidade (30%): R$ 499,23
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 46,22
  • 13º Salário: R$ 138,67
  • FGTS sobre Férias: R$ 11,09
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,70
  • FGTS sobre 13º: R$ 11,09
  • Aviso Prévio: R$ 138,67
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,09
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 138,67

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Operador de Telecobrança ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Operador de Telecobrança