Operador de Telecobrança - Salário Brasil

R$ 1.610,81/mês

Atualizado em

Hoje um Operador de Telecobrança ganha em média R$ 1.610,81 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 89.535 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Operador de Telecobrança pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 1.566,82 e o teto salarial de R$ 2.420,85, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Operador de Telecobrança.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 18 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h semanais em empresas do segmento de Atividades de cobrança e informações cadastrais de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Telecobrança é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Operador de Telecobrança, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Telecobrança CBO 4213-10

O Operador de Telecobrança prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.

Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.

Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.

Informa ao devedor sobre o débito Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.

Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.

Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.

Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.

.

Algumas funções no exercício da profissão

  • identificar cobranças indevidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • emitir recibos;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar paciência;
  • ver mais...

Salário de Operador de Telecobrança CBO 4213-10 - Série histórica

Quanto ganha um Operador de Telecobrança por região do Brasil

Tabela salarial para Operador de Telecobrança

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.567 18.802 392 8,21
Média Salarial 1.611 19.330 403 8,44
1º Quartil 1.387 16.648 347 7,27
Salário Mediana 1.450 17.400 363 7,60
3º Quartil 1.999 23.984 500 10,47
Teto Salarial 2.421 29.050 605 12,68
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Telecobrança negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 4213-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Telecobrança é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 3.93% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Telecobrança CBO 4213-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.502,08
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.427,90
6911-7/01 Serviços advocatícios 1.586,84
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.894,89
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 1.607,87
4761-0/01 Comércio varejista de livros 1.809,49
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.412,19
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 2.034,47
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 1.552,92
6619-3/02 Correspondentes de instituições financeiras 1.819,12
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Operador de Telecobrança por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 89.535 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Telecobrança CBO 4213-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
50.328 36 180 1.454,52 8,08
25.820 44 220 1.892,49 8,60
3.036 40 200 2.221,78 11,11
1.966 33 165 1.402,73 8,50
1.939 30 150 1.430,63 9,54
1.530 34 170 1.413,78 8,32

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 44.346 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.662,34 1.864,93 2.370,67
Pequenas 1.664,64 1.867,23 2.372,96
Médias 1.623,10 1.825,69 2.331,42
Grandes Empresas 1.557,32 1.759,91 2.265,65
  • *Operador de Telecobrança Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Telecobrança Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Telecobrança Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Operador de Telecobrança PCD

Num levantamento com 460 salários de Cobradores e afins PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Operador de Telecobrança, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.816,72 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Telecobrança

  • Salário Base: R$ 1.610,81
  • Salário-educação (3%): R$ 48,32
  • Sistema S (2%): R$ 32,22
  • INSS Patronal (20%): R$ 322,16
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 16,11
  • FGTS (8%): R$ 128,86
  • Férias 1/12: R$ 134,23
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 322,16
  • Periculosidade (30%): R$ 483,24
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 44,74
  • 13º Salário: R$ 134,23
  • FGTS sobre Férias: R$ 10,74
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,58
  • FGTS sobre 13º: R$ 10,74
  • Aviso Prévio: R$ 134,23
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 10,74
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 134,23

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Operador de Telecobrança pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Operador de Telecobrança