Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo - Salário Brasil

R$ 1.492,70/mês

Atualizado em

Hoje um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ganha em média R$ 1.492,70 para uma jornada de trabalho de 37 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 408.746 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 1.451,93 e o teto salarial de R$ 2.013,56, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 19 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h semanais em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10

O Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.

Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.

No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.

Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas;
  • seguir roteiros e scripts;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar atenção concentrada;
  • abordar o cliente;
  • negociar descontos;
  • atualizar cadastro por telefone;
  • finalizar pendência técnica;
  • identificar necessidades do interlocutor;
  • aplicar questionário;
  • reverter a insatisfação do cliente;
  • ver mais...

Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 - Série histórica

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por região do Brasil

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Tabela salarial para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.452 17.423 363 7,85
Média Salarial 1.493 17.912 373 8,07
1º Quartil 1.406 16.868 351 7,60
Salário Mediana 1.412 16.944 353 7,63
3º Quartil 1.662 19.949 416 8,99
Teto Salarial 2.014 24.163 503 10,88
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 4223-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Fevereiro de 2024 e Janeiro de 2025, tivemos um aumento de 19.94% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

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Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 36h 1.427,13 1.467,20 1.923,90 8,15
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 37h 1.410,45 1.450,05 1.851,48 7,84
6911-7/01 Serviços advocatícios 36h 1.399,33 1.438,62 1.801,31 7,99
7830-2/00 Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 36h 1.386,38 1.425,30 1.758,89 7,92
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 37h 1.488,29 1.530,08 2.116,31 8,27
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 38h 1.689,97 1.737,42 2.650,75 9,14
6110-8/01 Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 36h 1.502,87 1.545,06 2.067,28 8,58
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 36h 1.489,34 1.531,15 2.111,57 8,51
6550-2/00 Planos de saúde 36h 1.825,93 1.877,20 2.533,69 10,43
6613-4/00 Administração de cartões de crédito 36h 1.421,80 1.461,72 1.891,79 8,12
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 39h 1.502,21 1.544,39 2.145,06 7,92
7319-0/02 Promoção de vendas 39h 1.530,06 1.573,03 2.281,41 8,07
7319-0/03 Marketing direto 37h 1.421,94 1.461,86 1.891,69 7,90
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 38h 1.401,04 1.440,38 1.837,54 7,58
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 39h 1.850,85 1.902,82 2.857,71 9,76
4729-6/99 Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 37h 1.444,86 1.485,43 1.983,12 8,03
8219-9/99 Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 38h 1.452,62 1.493,41 2.004,47 7,86
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 35h 1.717,97 1.766,21 2.567,54 10,09
8532-5/00 Educação superior - graduação e pós-graduação 35h 1.547,64 1.591,09 2.183,94 9,09
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 38h 1.560,80 1.604,62 2.307,09 8,45
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 408.746 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
355.334 36 180 1.470,27 8,17
22.589 44 220 1.687,73 7,67
6.137 43 215 1.642,74 7,64
5.359 42 210 1.523,71 7,26
4.094 30 150 1.637,37 10,92
4.062 40 200 1.925,94 9,63

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

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Um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível I ganha em média R$ 1.384,14, o Nível II recebe cerca de R$ 1.843,90, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.381,86 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho do Brasil inteiro nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no Brasil inteiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.320,66 1.709,08 2.175,20
Pequenas 1.341,16 1.735,62 2.208,97
Médias 1.405,68 1.874,24 2.498,99
Grandes Empresas 1.469,05 2.056,67 2.644,29

Níveis profissionais:

  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:

  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo PCD

Num levantamento com 1.803 salários de Operadores de telemarketing e afins PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.596,33 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ao longo do tempo

Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo em todo Brasil. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

  • Salário Base: R$ 1.492,70
  • Salário-educação (3%): R$ 44,78
  • Sistema S (2%): R$ 29,85
  • INSS Patronal (20%): R$ 298,54
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 14,93
  • FGTS (8%): R$ 119,42
  • Férias 1/12: R$ 124,39
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 298,54
  • Periculosidade (30%): R$ 447,81
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 41,46
  • 13º Salário: R$ 124,39
  • FGTS sobre Férias: R$ 9,95
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,32
  • FGTS sobre 13º: R$ 9,95
  • Aviso Prévio: R$ 124,39
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 9,95
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 124,39

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo