Profissões relacionadas:
O que faz um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10
O Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.
Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.
Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.
No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.
Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.
Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.
Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.
Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Algumas funções no exercício da profissão
- demonstrar competências pessoais;
- oferecer serviços e produtos;
- cadastrar clientes;
- cobrar débitos;
- realizar pesquisas;
- seguir roteiros e scripts;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- demonstrar atenção concentrada;
- abordar o cliente;
- negociar descontos;
- atualizar cadastro por telefone;
- finalizar pendência técnica;
- identificar necessidades do interlocutor;
- aplicar questionário;
- reverter a insatisfação do cliente;
- ver mais...
Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 - Série histórica
Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por região do Brasil
Tabela salarial para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.452 | 17.423 | 363 | 7,85 | |
Média Salarial | 1.493 | 17.912 | 373 | 8,07 | |
1º Quartil | 1.406 | 16.868 | 351 | 7,60 | |
Salário Mediana | 1.412 | 16.944 | 353 | 7,63 | |
3º Quartil | 1.662 | 19.949 | 416 | 8,99 | |
Teto Salarial | 2.014 | 24.163 | 503 | 10,88 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Fevereiro de 2024 e Janeiro de 2025, tivemos um aumento de 19.94% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 408.746 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
355.334 | 36 | 180 | 1.470,27 | 8,17 |
22.589 | 44 | 220 | 1.687,73 | 7,67 |
6.137 | 43 | 215 | 1.642,74 | 7,64 |
5.359 | 42 | 210 | 1.523,71 | 7,26 |
4.094 | 30 | 150 | 1.637,37 | 10,92 |
4.062 | 40 | 200 | 1.925,94 | 9,63 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo PCD
Num levantamento com 1.803 salários de Operadores de telemarketing e afins PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.596,33 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ao longo do tempo
Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
- Salário Base: R$ 1.492,70
- Salário-educação (3%): R$ 44,78
- Sistema S (2%): R$ 29,85
- INSS Patronal (20%): R$ 298,54
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 14,93
- FGTS (8%): R$ 119,42
- Férias 1/12: R$ 124,39
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 298,54
- Periculosidade (30%): R$ 447,81
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 41,46
- 13º Salário: R$ 124,39
- FGTS sobre Férias: R$ 9,95
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,32
- FGTS sobre 13º: R$ 9,95
- Aviso Prévio: R$ 124,39
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 9,95
- Multa Rescisória FGTS: R$ 124,39
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.