Produtor de Radio - Salário Brasil

R$ 4.529,44/mês

Atualizado em

Hoje um Produtor de Radio ganha em média R$ 4.529,44 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 372 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Produtor de Radio pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.405,74 e o teto salarial de R$ 11.802,24, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Produtor de Radio.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Atividades de rádio de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Produtor de Radio é São Paulo , SP.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Produtor de Radio, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Produtor de Radio CBO 2621-15

O Produtor de Radio produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.

) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

) Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Algumas funções no exercício da profissão

  • comunicar-se;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • demonstrar capacidade de articulação profissional;
  • adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.;
  • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
  • dialogar com equipes técnicas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ver mais...

Salário de Produtor de Radio CBO 2621-15 - Série histórica

Quanto ganha um Produtor de Radio por região do Brasil

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Tabela salarial para Produtor de Radio

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.406 52.869 1.101 23,19
Média Salarial 4.529 54.353 1.132 23,84
1º Quartil 1.746 20.951 436 9,19
Salário Mediana 2.200 26.400 550 11,58
3º Quartil 9.744 116.928 2.436 51,28
Teto Salarial 11.802 141.627 2.951 62,12
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Produtor de Radio negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2621-15 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Produtor de Radio é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos um aumento de 21.05% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Produtor de Radio CBO 2621-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

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Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
6010-1/00 Atividades de rádio 38h 4.859,21 4.995,65 13.922,95 26,29
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 37h 2.963,74 3.046,95 5.535,06 16,47
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 39h 2.943,62 3.026,27 6.842,24 15,52
5911-1/99 Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão 43h 3.569,77 3.670,00 6.763,51 17,07
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 41h 3.661,40 3.764,20 6.523,28 18,36
7311-4/00 Agências de publicidade 40h 9.572,62 9.841,40 18.719,96 49,21
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Produtor de Radio por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 372 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Produtor de Radio CBO 2621-15 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
135 44 220 2.330,92 10,60
99 36 180 9.042,67 50,24
43 40 200 4.957,70 24,79
38 30 150 2.880,00 19,20
13 42 210 4.470,15 21,29
8 38 190 2.503,25 13,18

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

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Trabalhando no Brasil um Produtor de Radio Júnior ganha em média R$ 3.959,88, o nível Pleno recebe cerca de R$ 5.282,47, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 6.818,09 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho do Brasil inteiro nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no Brasil inteiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.963,85 6.423,81 8.175,75
Pequenas 2.603,41 3.369,12 4.287,97
Médias 3.663,25 4.884,34 6.512,45
Grandes Empresas 4.609,00 6.452,60 8.296,20
Níveis profissionais:
  • *Produtor de Radio Júnior: até 4 anos;
  • *Produtor de Radio Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Produtor de Radio Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:
  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Produtor de Radio ao longo do tempo

Salário de Produtor de Radio no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Produtor de Radio nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Produtor de Radio. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Produtor de Radio em todo Brasil. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Produtor de Radio. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Produtor de Radio

  • Salário Base: R$ 4.529,44
  • Salário-educação (3%): R$ 135,88
  • Sistema S (2%): R$ 90,59
  • INSS Patronal (20%): R$ 905,89
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 45,29
  • FGTS (8%): R$ 362,36
  • Férias 1/12: R$ 377,45
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 905,89
  • Periculosidade (30%): R$ 1.358,83
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 125,82
  • 13º Salário: R$ 377,45
  • FGTS sobre Férias: R$ 30,20
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 10,07
  • FGTS sobre 13º: R$ 30,20
  • Aviso Prévio: R$ 377,45
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 30,20
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 377,45

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Produtor de Radio ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Produtor de Radio