Professor de Matemática do Ensino Fundamental - Salário Brasil

R$ 4.341,81/mês

Atualizado em

Hoje um Professor de Matemática do Ensino Fundamental ganha em média R$ 4.341,81 para uma jornada de trabalho de 25 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 4.527 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Professor de Matemática do Ensino Fundamental pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.223,23 e o teto salarial de R$ 10.209,07, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Professor de Matemática do Ensino Fundamental.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Matemática, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Ensino fundamental de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Professor de Matemática do Ensino Fundamental é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Professor de Matemática do Ensino Fundamental, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40

O Professor de Matemática do Ensino Fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.

Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.

Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Algumas funções no exercício da profissão

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • comunicar-se;
  • promover a educação dos alunos;
  • estudar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar solidariedade;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
  • possibiltar a apropriação de conhecimentos;
  • organizar a bibliografia;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • participar das assembléias escolares;
  • preencher diário de classe;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • ver mais...

Salário de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 - Série histórica

Quanto ganha um Professor de Matemática do Ensino Fundamental por região do Brasil

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Tabela salarial para Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.223 50.679 1.056 33,79
Média Salarial 4.342 52.102 1.085 34,73
1º Quartil 1.999 23.985 500 15,99
Salário Mediana 2.791 33.492 698 22,33
3º Quartil 8.429 101.144 2.107 67,43
Teto Salarial 10.209 122.509 2.552 81,67
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2313-40 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Matemática

Professor de Matemática do Ensino Fundamental é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Fevereiro de 2024 e Janeiro de 2025, tivemos uma queda de 21.29% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

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Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
8513-9/00 Ensino fundamental 25h 4.231,71 4.350,52 10.125,13 34,80
8512-1/00 Educação infantil - pré-escola 26h 4.138,97 4.255,19 10.427,53 32,73
8520-1/00 Ensino médio 23h 4.558,70 4.686,69 11.244,66 40,75
8411-6/00 Administração pública em geral 32h 5.188,65 5.334,33 12.218,15 33,34
8511-2/00 Educação infantil - creche 23h 3.545,14 3.644,68 8.186,62 31,69
8599-6/99 Outras atividades de ensino 28h 3.760,68 3.866,27 8.683,25 27,62
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 24h 3.464,17 3.561,44 7.769,20 29,68
8541-4/00 Educação profissional de nível técnico 20h 2.896,42 2.977,75 6.114,10 29,78
8532-5/00 Educação superior - graduação e pós-graduação 23h 3.455,04 3.552,05 6.296,84 30,89
8412-4/00 Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 22h 1.373,44 1.412,00 1.710,26 12,84
9491-0/00 Atividades de organizações religiosas 19h 3.292,09 3.384,53 6.961,75 35,63
9499-5/00 Atividades associativas 22h 3.691,35 3.795,00 8.055,08 34,50
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 27h 4.125,60 4.241,44 7.850,22 31,42
8532-5/00 Educação superior - graduação 23h 3.450,88 3.547,77 7.525,37 30,85
8800-6/00 Serviços de assistência social sem alojamento 29h 2.831,98 2.911,50 5.877,49 20,08
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Matemática por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4.527 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
684 44 220 6.729,52 30,59
394 20 100 2.916,82 29,17
276 40 200 7.393,72 36,97
242 18 90 3.014,00 33,49
238 22 110 2.804,67 25,50
207 15 75 2.543,72 33,92

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

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Trabalhando no Brasil um Professor de Matemática do Ensino Fundamental Júnior ganha em média R$ 4.740,84, o nível Pleno recebe cerca de R$ 6.386,41, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 8.254,42 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho do Brasil inteiro nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no Brasil inteiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 3.185,76 4.122,75 5.247,14
Pequenas 3.461,27 4.479,30 5.700,92
Médias 4.489,06 5.985,42 7.980,56
Grandes Empresas 7.827,26 10.958,17 14.089,07
Níveis profissionais:
  • *Professor de Matemática do Ensino Fundamental Júnior: até 4 anos;
  • *Professor de Matemática do Ensino Fundamental Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Professor de Matemática do Ensino Fundamental Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:
  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Professor de Matemática do Ensino Fundamental ao longo do tempo

Salário de Professor de Matemática do Ensino Fundamental no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Professor de Matemática do Ensino Fundamental. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Professor de Matemática do Ensino Fundamental em todo Brasil. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Professor de Matemática do Ensino Fundamental

  • Salário Base: R$ 4.341,81
  • Salário-educação (3%): R$ 130,25
  • Sistema S (2%): R$ 86,84
  • INSS Patronal (20%): R$ 868,36
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 43,42
  • FGTS (8%): R$ 347,34
  • Férias 1/12: R$ 361,82
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 868,36
  • Periculosidade (30%): R$ 1.302,54
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 120,61
  • 13º Salário: R$ 361,82
  • FGTS sobre Férias: R$ 28,95
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,65
  • FGTS sobre 13º: R$ 28,95
  • Aviso Prévio: R$ 361,82
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 28,95
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 361,82

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Professor de Matemática do Ensino Fundamental