Profissões relacionadas:
- Analista de SEO (Search Engine Optimization)
- Gerente de Relações Públicas
- Relações Publicas (A)
- Gerente de Coordenação de Marketing
- Analista de Mercado
- Analista de Marketing
- Gerente de Departamento de Marketing
- Analista de Inteligência de Mercado
- Gerente de Divisão Comercial
- Gerente Distrital de Vendas
O que faz um Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25
O Profissional de Relações Públicas planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.
Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.
Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.
Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.
Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
.
Algumas funções no exercício da profissão
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- administrar recursos materiais e financeiros;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- negociar com partes interessadas;
- demonstrar capacidade de abstração;
- elaborar recomendações de ações e soluções;
- cobrar ações;
- demonstrar capacidade de escuta;
- demonstrar capacidade de negociação;
- ver mais...
Salário de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 - Série histórica
Quanto ganha um Profissional de Relações Públicas por região do Brasil
Tabela salarial para Profissional de Relações Públicas
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 4.753 | 57.040 | 1.188 | 22,59 | |
Média Salarial | 4.887 | 58.642 | 1.222 | 23,22 | |
1º Quartil | 2.235 | 26.818 | 559 | 10,62 | |
Salário Mediana | 3.460 | 41.520 | 865 | 16,44 | |
3º Quartil | 9.269 | 111.223 | 2.317 | 44,04 | |
Teto Salarial | 11.226 | 134.717 | 2.807 | 53,34 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Jornalismo
Profissional de Relações Públicas é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 16.43% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 5.778,96 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.056,28 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 6.970,01 | |||
7311-4/00 | Agências de publicidade | 3.894,65 | |||
9430-8/00 | Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 6.034,57 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 3.108,77 | |||
8513-9/00 | Ensino fundamental | 3.284,65 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.624,28 | |||
8219-9/99 | Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 3.136,37 | |||
8532-5/00 | Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.283,73 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganham profissionais de Jornalismo por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4.523 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
2.715 | 44 | 220 | 4.217,69 | 19,17 |
1.509 | 40 | 200 | 6.089,22 | 30,45 |
85 | 42 | 210 | 6.070,78 | 28,91 |
72 | 30 | 150 | 3.711,68 | 24,74 |
25 | 36 | 180 | 4.221,60 | 23,45 |
20 | 37 | 185 | 9.882,35 | 53,42 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 4.024,34 | 4.638,95 | 6.173,24 |
Pequenas | 4.499,03 | 5.113,64 | 6.647,92 |
Médias | 5.518,26 | 6.132,88 | 7.667,16 |
Grandes Empresas | 6.099,14 | 6.713,75 | 8.248,04 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Profissional de Relações Públicas
- Salário Base: R$ 4.886,83
- Salário-educação (3%): R$ 146,60
- Sistema S (2%): R$ 97,74
- INSS Patronal (20%): R$ 977,37
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 48,87
- FGTS (8%): R$ 390,95
- Férias 1/12: R$ 407,24
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 977,37
- Periculosidade (30%): R$ 1.466,05
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 135,75
- 13º Salário: R$ 407,24
- FGTS sobre Férias: R$ 32,58
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 10,86
- FGTS sobre 13º: R$ 32,58
- Aviso Prévio: R$ 407,24
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 32,58
- Multa Rescisória FGTS: R$ 407,24
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Profissional de Relações Públicas pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.