O que faz um Recepcionista CBO 4221-05
O Recepcionista realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- conferir documentos com identificação;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar conhecimentos de informática;
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Profissões relacionadas:
- Recepcionista
- Encarregado da Recepção
- Recepcionista de Consultório Medico ou Dentário
- Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea
- Recepcionista de Seguro Saúde
- Guest Relations
- Recepcionista de Banco
- Recepcionista Secretária
- Auxiliar de Recepção
- Atendente de Consultório Médico
- Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas
Salário de Recepcionista - Série histórica em Feira de Santana
O que faz um Recepcionista
- oferecer auxílio para a bagagem;
- conferir documentos com identificação;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demosntrar iniciativa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar paciência;
- demonstrar autonomia;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- ouvir com atenção;
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Tabela salarial Recepcionista em Feira de Santana, BA
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.444 | 17.330 | 361 | 6,70 | |
Média Salarial | 1.485 | 17.817 | 371 | 6,89 | |
1º Quartil | 1.405 | 16.857 | 351 | 6,52 | |
Salário Mediana | 1.446 | 17.352 | 362 | 6,71 | |
3º Quartil | 1.615 | 19.374 | 404 | 7,49 | |
Teto Salarial | 1.956 | 23.466 | 489 | 9,08 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Recepcionista é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Feira de Santana nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma aumento de 28.26% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Recepcionista segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Recepcionista em Feira de Santana, BA
Funções do cargo de Recepcionista
Profissionais no cargo de Recepcionista recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar de Recepcionista
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Recepcionista devem organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Recepcionista por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1735 profissionais admitidos e desligados na cidade de Feira de Santana, BA. A relação abrange somente Recepcionista em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.456 | 44 | 220 | 1.491,76 | 6,78 |
158 | 40 | 200 | 1.454,80 | 7,27 |
73 | 36 | 180 | 1.475,58 | 8,20 |
14 | 48 | 240 | 1.463,71 | 6,10 |
10 | 30 | 150 | 1.435,10 | 9,57 |
8 | 38 | 190 | 1.428,88 | 7,52 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |