O que faz um Recepcionista CBO 4221-05
O Recepcionista realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- agendar serviços;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- fornecer informações meteorológicas;
- atender o cliente com informações precisas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- transmitir recados e fax;
- imprimir relatórios de controle;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Recepcionista - Série histórica no estado do Tocantins
O que faz um Recepcionista
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- fornecer informações meteorológicas;
- atender o cliente com informações precisas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- transmitir recados e fax;
- imprimir relatórios de controle;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar espírito de equipe;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar empatia;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar senso de organização;
- conferir documentos com identificação;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- ver mais...
Tabela salarial para Recepcionista
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.504 | 18.044 | 376 | 6,99 | |
Média Salarial | 1.546 | 18.551 | 386 | 7,19 | |
1º Quartil | 1.402 | 16.829 | 351 | 6,52 | |
Salário Mediana | 1.440 | 17.280 | 360 | 6,70 | |
3º Quartil | 1.797 | 21.567 | 449 | 8,36 | |
Teto Salarial | 2.177 | 26.122 | 544 | 10,12 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Recepcionista é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Tocantins nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos um aumento de 26.71% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Recepcionista segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Recepcionista no estado do Tocantins
Descrição da ocupação de Recepcionista
Profissionais no cargo de Recepcionista recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para Recepcionista
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Principais funções dos recepcionistas
Trabalhadores no cargo de Recepcionista devem agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.
Quanto ganha um Recepcionista por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3853 profissionais admitidos e desligados no estado do Tocantins. A relação abrange somente Recepcionista em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
3.282 | 44 | 220 | 1.545,14 | 7,02 |
238 | 40 | 200 | 1.698,92 | 8,49 |
214 | 36 | 180 | 1.468,27 | 8,16 |
20 | 42 | 210 | 1.456,50 | 6,94 |
16 | 28 | 140 | 1.101,00 | 7,86 |
12 | 43 | 215 | 1.576,00 | 7,33 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Recepcionista
Um Recepcionista Nível I ganha em média R$ 1.565,52, o Nível II recebe cerca de R$ 1.759,95, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.245,31 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.