Recepcionista Secretária - Olímpia, SP

R$ 2.004,41/mês

Atualizado em

Um Recepcionista Secretária trabalhando na cidade Olímpia ganha em média R$ 2.004,41 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Recepcionista Secretária na cidade fica entre R$ 1.949,67 (média do piso salarial 2025 de acordos coletivos), R$ 1.986,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.851,17, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de toda a cidade.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 516 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

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Perfil Profissional

A profissão de Recepcionista Secretária CBO 4221-05 trabalhando na cidade Olímpia, SP, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 18 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Outras atividades de recreação e lazer.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Recepcionista Secretária trabalhando na cidade Olímpia, SP, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Recepcionista Secretária CBO 4221-05

O Recepcionista Secretária realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • anotar telefonemas e recados;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • ver mais...

Salário de Recepcionista Secretária - Série histórica em Olímpia

Funções típicas do cargo de Recepcionista Secretária

  1. consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  2. fornecer informações meteorológicas;
  3. auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  4. anotar telefonemas e recados;
  5. cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  6. enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  7. controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  8. receber pagamentos;
  9. cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  10. auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  11. imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  12. demonstrar interesse;
  13. emitir notas fiscais e recibos;
  14. participar de reuniões na troca de turnos;
  15. demonstrar senso de organização;
  16. ver mais...

Tabela salarial Recepcionista Secretária em Olímpia, SP

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.950 23.396 487 9,07
Média Salarial 2.004 24.053 501 9,32
1º Quartil 1.756 21.066 439 8,17
Salário Mediana 1.986 23.832 497 9,24
3º Quartil 2.354 28.247 588 10,95
Teto Salarial 2.851 34.214 713 13,26
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Recepcionista Secretária negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Recepcionista Secretária da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Recepcionista Secretária é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Olímpia nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos uma aumento de 35.48% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Recepcionista Secretária segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Recepcionista Secretária em Olímpia, SP

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Funções do cargo de Recepcionista Secretária

Profissionais no cargo de Recepcionista Secretária recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

O que é preciso para trabalhar de Recepcionista Secretária

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Recepcionista Secretária devem planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.

Quanto ganha um Recepcionista Secretária por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 516 profissionais admitidos e desligados na cidade de Olímpia, SP. A relação abrange somente Recepcionista Secretária em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal
451 44 220 2.002,16
42 40 200 2.050,95
7 36 180 1.954,43
6 45 225 2.116,17
2 34 170 1.700,00
2 48 240 2.146,50

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Recepcionista Secretária

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Piso Salarial 2025

O valor do piso salarial 2025 de Recepcionista Secretária em Olímpia, SP é de R$ 1.949,67 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Recepcionistas pelo sindicato de Olímpia.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Olímpia, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4221-05.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Recepcionistas em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Olímpia de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Recepcionista Secretária ao longo do tempo

Salário de Recepcionista Secretária mês a mês na cidade de Olímpia de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Olímpia

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Recepcionista Secretária trabalhando na cidade de Olímpia durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Recepcionista Secretária. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Olímpia, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Recepcionista Secretária. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Recepcionista Secretária trabalhando em Olímpia. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Recepcionista Secretária

  • Salário Base: R$ 2.004,41
  • Salário-educação (3%): R$ 60,13
  • Sistema S (2%): R$ 40,09
  • INSS Patronal (20%): R$ 400,88
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 20,04
  • FGTS (8%): R$ 160,35
  • Férias 1/12: R$ 167,03
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 400,88
  • Periculosidade (30%): R$ 601,32
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 55,68
  • 13º Salário: R$ 167,03
  • FGTS sobre Férias: R$ 13,36
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,45
  • FGTS sobre 13º: R$ 13,36
  • Aviso Prévio: R$ 167,03
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,36
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 167,03

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Salário e mercado de trabalho para Recepcionista Secretária – Salário – Olímpia, SP

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Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Recepcionista Secretária ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.