Profissões relacionadas:
O que faz um Redator de Publicidade CBO 2531-10
O Redator de Publicidade planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget) Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.
Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.
Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- elaborar planejamento estratégico;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- vender serviços publicitários;
- desenvolver propaganda e promoções;
- contratar fornecedores;
- demonstrar competências pessoais;
- ponderar opiniões divergentes;
- demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
- administrar conflitos;
- rever processo criativo;
- ver mais...
Salário de Redator de Publicidade CBO 2531-10 - Série histórica
Quanto ganha um Redator de Publicidade por região do Brasil
Tabela salarial para Redator de Publicidade
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.926 | 35.113 | 732 | 13,71 | |
Média Salarial | 3.008 | 36.099 | 752 | 14,10 | |
1º Quartil | 1.722 | 20.667 | 431 | 8,07 | |
Salário Mediana | 2.103 | 25.230 | 526 | 9,85 | |
3º Quartil | 5.252 | 63.027 | 1.313 | 24,61 | |
Teto Salarial | 6.362 | 76.340 | 1.590 | 29,81 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Redator de Publicidade é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 10.08% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Redator de Publicidade CBO 2531-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 5.123,40 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.750,47 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 2.277,34 | |||
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.058,68 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.953,77 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.195,79 | |||
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 4.259,12 | |||
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 3.005,71 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 3.835,60 | |||
8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.665,48 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Redator de Publicidade por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 10.754 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Redator de Publicidade CBO 2531-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
7.842 | 44 | 220 | 2.522,33 | 11,47 |
2.306 | 40 | 200 | 4.660,01 | 23,30 |
163 | 42 | 210 | 3.604,99 | 17,17 |
132 | 30 | 150 | 3.340,24 | 22,27 |
66 | 43 | 215 | 2.414,47 | 11,23 |
54 | 36 | 180 | 1.877,17 | 10,43 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 2.612,25 | 2.990,60 | 3.935,09 |
Pequenas | 3.032,45 | 3.410,80 | 4.355,29 |
Médias | 4.048,36 | 4.426,70 | 5.371,19 |
Grandes Empresas | 3.891,80 | 4.270,15 | 5.214,64 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Redator de Publicidade
- Salário Base: R$ 3.008,28
- Salário-educação (3%): R$ 90,25
- Sistema S (2%): R$ 60,17
- INSS Patronal (20%): R$ 601,66
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 30,08
- FGTS (8%): R$ 240,66
- Férias 1/12: R$ 250,69
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 601,66
- Periculosidade (30%): R$ 902,48
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 83,56
- 13º Salário: R$ 250,69
- FGTS sobre Férias: R$ 20,06
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,69
- FGTS sobre 13º: R$ 20,06
- Aviso Prévio: R$ 250,69
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 20,06
- Multa Rescisória FGTS: R$ 250,69
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Redator de Publicidade pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.