O que faz um Retificador de Motores a Diesel CBO 9144-05
O Retificador de Motores a Diesel realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar o trabalho com segurança;
- reparar componentes e sistemas de veículos;
- elaborar plano de manutenção;
- substituir peças dos diversos sistemas;
- trocar válvula injetora;
- testar sistema de transmissão no veículo;
- trocar filtros e lubrificantes;
- trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
- testar estanqueidade do sistema de alimentação;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- reparar sistema de escapamento;
- reparar bomba de combustível;
- trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
- desmontar o motor;
- trocar tensores;
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Profissões relacionadas:
- Retificador de Motores de Automóveis
- Reparador de Veículos Automotores
- Alinhador de Rodas
- Mecânico de Manutenção de Motocicletas
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Salário de Retificador de Motores a Diesel - Série histórica em Contagem
O que faz um Retificador de Motores a Diesel
- trocar válvula injetora;
- testar sistema de transmissão no veículo;
- trocar filtros e lubrificantes;
- trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
- testar estanqueidade do sistema de alimentação;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- reparar sistema de escapamento;
- reparar bomba de combustível;
- trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
- desmontar o motor;
- trocar tensores;
- reparar sistema de sobrealimentação;
- realizar manutenção do compressor de ar;
- testar desempenho do motor em dinamômetro;
- identificar sons no ambiente;
- trocar terminais esféricos - pivôs;
- coordenar braços e pernas;
- verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
- reparar sistema de arrefecimento;
- realizar manutenção da bomba hidráulica;
- manter o local de trabalho organizado;
- reparar válvula injetora - diesel;
- testar circuitos eletroeletrônicos;
- interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
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Tabela salarial Retificador de Motores a Diesel em Contagem, MG
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.873 | 22.475 | 468 | 8,62 | |
Média Salarial | 1.926 | 23.106 | 481 | 8,86 | |
1º Quartil | 1.553 | 18.634 | 388 | 7,15 | |
Salário Mediana | 1.662 | 19.944 | 416 | 7,65 | |
3º Quartil | 2.564 | 30.763 | 641 | 11,80 | |
Teto Salarial | 3.105 | 37.261 | 776 | 14,29 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Retificador de Motores a Diesel é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Contagem nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma aumento de 50% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Retificador de Motores a Diesel segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Retificador de Motores a Diesel em Contagem, MG
Funções do cargo de Retificador de Motores a Diesel
Profissionais no cargo de Retificador de Motores a Diesel elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar de Retificador de Motores a Diesel
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Retificador de Motores a Diesel devem realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, substituir peças dos diversos sistemas.
Quanto ganha um Retificador de Motores a Diesel por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1368 profissionais admitidos e desligados na cidade de Contagem, MG. A relação abrange somente Retificador de Motores a Diesel em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.183 | 44 | 220 | 1.947,30 | 8,85 |
112 | 40 | 200 | 1.733,74 | 8,67 |
12 | 36 | 180 | 1.746,00 | 9,70 |
11 | 42 | 210 | 1.931,00 | 9,20 |
9 | 43 | 215 | 1.901,00 | 8,84 |
8 | 48 | 240 | 1.648,63 | 6,87 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |