Superintendente de Marketing - São Paulo, SP

R$ 38.530,18/mês

Atualizado em

Um Superintendente de Marketing trabalhando na cidade São Paulo ganha em média R$ 38.530,18 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Superintendente de Marketing na cidade fica entre R$ 37.477,88 (média do piso salarial 2024 de acordos coletivos), R$ 40.000,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 73.443,93, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de toda a cidade.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 558 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Superintendente de Marketing CBO 1233-10 trabalhando na cidade São Paulo, SP, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 36 anos, formação superior em Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Superintendente de Marketing trabalhando na cidade São Paulo, SP, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Superintendente de Marketing CBO 1233-10

O Superintendente de Marketing Formula e acompanha a execução de diretrizes de planejamento estratégico e tático de operações de marketing em empresas de várias atividades econômicas, definindo diretrizes e políticas para sistemas de marketing, em conformidade com as orientações do Conselho de Administração Desenvolve estratégias de marketing para divulgação da marca.

Lidera a equipe de marketing e define metas para alcançar objetivos da empresa Promove pesquisas de mercado para traçar perfis de público-alvo Desenvolve campanhas de marketing, planeja a criação de branding da marca, estratégias de publicidade, marketing digital, relações públicas e mídias sociais.

Colabora com outros departamentos para garantir que os esforços de marketing estejam alinhados com as metas da empresa Atua para o alcance de metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.

Algumas funções no exercício da profissão

  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • participar na definição de políticas de recursos huanos;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos;
  • gerir pós-venda;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • orientar planejamento da produção;
  • ver mais...

Salário de Superintendente de Marketing - Série histórica em São Paulo

O que faz um Superintendente de Marketing

  1. realizar ações preventivas e corretivas;
  2. promover rastreabilidade do produto;
  3. implantar novas metodologias de trabalho;
  4. acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos;
  5. gerir pós-venda;
  6. demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  7. orientar planejamento da produção;
  8. redigir relatórios;
  9. verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  10. administrar conflitos;
  11. elaborar plano de contigência;
  12. desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  13. disseminar plano de marketing;
  14. contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  15. definir perfil de qualificação do pessoal;
  16. definir metas e padrões de qualidade;
  17. ver mais...

Tabela salarial Superintendente de Marketing em São Paulo, SP

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 37.478 449.735 9.369 177,62
Média Salarial 38.530 462.362 9.633 182,61
1º Quartil 22.260 267.117 5.565 105,50
Salário Mediana 40.000 480.000 10.000 189,58
3º Quartil 60.636 727.630 15.159 287,38
Teto Salarial 73.444 881.327 18.361 348,08
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Superintendente de Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Superintendente de Marketing da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social

Superintendente de Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma aumento de 22.73% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Superintendente de Marketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Superintendente de Marketing em São Paulo, SP

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 44.140,68
7311-4/00 Agências de publicidade 29.058,58
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 40.096,59
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 37.184,75
4646-0/02 Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal 49.067,58
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 51.303,56
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 37.914,69
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 54.929,38
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 25.338,62
9313-1/00 Atividades de condicionamento físico 14.683,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Superintendente de Marketing

Profissionais no cargo de Superintendente de Marketing atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Condições de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

O que é preciso para trabalhar de Superintendente de Marketing

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Superintendente de Marketing devem definir plano de marketing e vendas, demonstrar competências pessoais, executar plano de marketing e vendas, gerir qualidade da venda, comunicar-se, atuar na definição do planejamento estratégico, participar na definição de políticas de recursos huanos.

Quanto ganham profissionais de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 558 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Superintendente de Marketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
319 44 220 37.088,10 168,58
217 40 200 40.166,53 200,83
6 42 210 53.772,50 256,06
3 41 205 39.464,00 192,51
3 38 190 42.008,33 221,10
3 37 185 31.000,00 167,57

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários ao longo da carreira de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por porte da empresa e nível profissional

Um Superintendente de Marketing Júnior ganha em média R$ 37.540,49, o nível pleno recebe cerca de R$ 42.386,41, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 54.483,45 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 336 profissionais demitidos das empresas de São Paulo, SP.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 31.073,96 35.919,88 48.016,92
Pequenas 37.509,45 42.355,37 54.452,41
Médias 40.185,74 45.031,66 57.128,70
Grandes Empresas 41.392,80 46.238,73 58.335,76
  • *Superintendente de Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Superintendente de Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Superintendente de Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Superintendente de Marketing em São Paulo, SP é de R$ 37.477,88 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Diretores de comercialização e marketing pelo sindicato de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1233-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Diretores de comercialização e marketing em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Superintendente de Marketing ao longo do tempo

Salário de Superintendente de Marketing mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Superintendente de Marketing trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Superintendente de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Superintendente de Marketing. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Superintendente de Marketing trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Superintendente de Marketing

  • Salário Base: R$ 38.530,18
  • Salário-educação (3%): R$ 1.155,91
  • Sistema S (2%): R$ 770,60
  • INSS Patronal (20%): R$ 7.706,04
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 385,30
  • FGTS (8%): R$ 3.082,41
  • Férias 1/12: R$ 3.210,85
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 7.706,04
  • Periculosidade (30%): R$ 11.559,05
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 1.070,28
  • 13º Salário: R$ 3.210,85
  • FGTS sobre Férias: R$ 256,87
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 85,62
  • FGTS sobre 13º: R$ 256,87
  • Aviso Prévio: R$ 3.210,85
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 256,87
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 3.210,85

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Superintendente de Marketing – Salário – São Paulo, SP

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.