O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- administrar processamento de dados;
- verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- administrar segurança das informações;
- demonstrar competências pessoais;
- assegurar funcionamento do hardware e software;
- prestar suporte ao cliente/usuário;
- monitorar sistemas e aplicações;
- demonstrar atenção focada;
- planejar atendimento a cliente/usuário;
- verificar temperatura e umidade local;
- diagnosticar resolução dos chamados;
- conduzir solicitação de suporte;
- diagnosticar falhas em hardware e software;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
- Operador de Sistema de Computador
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica em Barueri
O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- demonstrar atenção focada;
- planejar atendimento a cliente/usuário;
- verificar temperatura e umidade local;
- diagnosticar resolução dos chamados;
- conduzir solicitação de suporte;
- diagnosticar falhas em hardware e software;
- verificar acesso lógico do usuário;
- disponibilizar recursos operacionais;
- realizar varredura e eliminação de vírus;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- realizar diagnóstico em hardware;
- recuperar arquivos, programas e relatórios;
- ver mais...
Tabela salarial Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Barueri, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.275 | 27.294 | 569 | 11,54 | |
Média Salarial | 2.338 | 28.061 | 585 | 11,86 | |
1º Quartil | 1.798 | 21.571 | 449 | 9,12 | |
Salário Mediana | 2.154 | 25.848 | 539 | 10,93 | |
3º Quartil | 3.209 | 38.503 | 802 | 16,28 | |
Teto Salarial | 3.886 | 46.636 | 972 | 19,72 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de Barueri nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 33.9% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Barueri, SP
Funções do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.
Condições de trabalho
Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem administrar processamento de dados, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, administrar segurança das informações, demonstrar competências pessoais, assegurar funcionamento do hardware e software, prestar suporte ao cliente/usuário, monitorar sistemas e aplicações.
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1293 profissionais admitidos e desligados na cidade de Barueri, SP. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
686 | 40 | 200 | 2.506,42 | 12,53 |
281 | 44 | 220 | 2.512,84 | 11,42 |
149 | 36 | 180 | 1.963,93 | 10,91 |
128 | 30 | 150 | 1.449,74 | 9,66 |
20 | 41 | 205 | 2.608,05 | 12,72 |
18 | 38 | 190 | 2.503,11 | 13,17 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.357,32, o Nível II recebe cerca de R$ 2.651,42, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.385,58 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.352,44 | 2.646,54 | 3.380,70 |
Pequenas | 2.413,57 | 2.707,67 | 3.441,83 |
Médias | 2.381,48 | 2.675,57 | 3.409,74 |
Grandes Empresas | 2.281,80 | 2.575,90 | 3.310,06 |
|
Piso Salarial 2024
O valor do piso salarial 2024 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Barueri, SP é de R$ 2.274,51 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato de Barueri.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Barueri, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 47 salários de pessoas com deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em Barueri-SP é de R$ 1.751,62 para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
.Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês na cidade de Barueri de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Barueri
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de Barueri durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Barueri, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Barueri. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Salário Base: R$ 2.338,38
- Salário-educação (3%): R$ 70,15
- Sistema S (2%): R$ 46,77
- INSS Patronal (20%): R$ 467,68
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,38
- FGTS (8%): R$ 187,07
- Férias 1/12: R$ 194,86
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 467,68
- Periculosidade (30%): R$ 701,51
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 64,95
- 13º Salário: R$ 194,86
- FGTS sobre Férias: R$ 15,59
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,20
- FGTS sobre 13º: R$ 15,59
- Aviso Prévio: R$ 194,86
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,59
- Multa Rescisória FGTS: R$ 194,86
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.