Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Rio Grande do Sul

R$ 2.239,71/mês

Atualizado em

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio Grande do Sul ganha em média R$ 2.239,71 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) fica entre R$ 2.050,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.638,56, sendo que R$ 2.178,54 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RS.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 4.210 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no estado do Rio Grande do Sul, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é Porto Alegre.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio Grande do Sul, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • administrar segurança das informações;
  • prestar suporte ao cliente/usuário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar processamento de dados;
  • monitorar sistemas e aplicações;
  • recuperar arquivos, programas e relatórios;
  • configurar/reconfigurar hardware;
  • demonstrar capacidade de disponibilidade;
  • administrar chamados abertos;
  • assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby;
  • notificar problemas de infraestrutura;
  • ver mais...

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado do Rio Grande do Sul

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  1. recuperar arquivos, programas e relatórios;
  2. configurar/reconfigurar hardware;
  3. demonstrar capacidade de disponibilidade;
  4. administrar chamados abertos;
  5. assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby;
  6. notificar problemas de infraestrutura;
  7. demonstrar capacidade de objetividade;
  8. demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  9. diagnosticar resolução dos chamados;
  10. recomendar mudanças na disposição de equipamentos;
  11. registrar ações dos chamados;
  12. conduzir solicitação de suporte;
  13. ver mais...

Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.179 26.142 545 10,28
Média Salarial 2.240 26.876 560 10,57
1º Quartil 1.746 20.948 436 8,24
Salário Mediana 2.050 24.600 513 9,67
3º Quartil 3.004 36.048 751 14,17
Teto Salarial 3.639 43.663 910 17,17
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está em alta no mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 4.47% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Rio Grande do Sul

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 2.348,80
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.085,62
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.240,51
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 2.355,39
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 2.455,79
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 2.327,06
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.729,39
6190-6/01 Provedores de acesso às redes de comunicações 1.787,84
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 2.041,48
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.758,15
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem assegurar funcionamento do hardware e software, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, administrar segurança das informações, prestar suporte ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, administrar processamento de dados, monitorar sistemas e aplicações.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4210 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio Grande do Sul. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
2.758 44 220 2.190,07 9,95
999 40 200 2.404,11 12,02
178 42 210 2.548,18 12,13
106 36 180 1.775,01 9,86
74 30 150 1.678,84 11,19
32 43 215 2.381,28 11,08

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.234,63, o Nível II recebe cerca de R$ 2.516,32, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.219,50 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 1882 profissionais demitidos das empresas no estado do Rio Grande do Sul.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.221,05 2.502,74 3.205,92
Pequenas 2.252,22 2.533,91 3.237,09
Médias 2.268,82 2.550,51 3.253,69
Grandes Empresas 2.196,44 2.478,13 3.181,31
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio Grande do Sul

O valor do piso salarial 2024 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Rio Grande do Sul é de R$ 2.178,54 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado do Rio Grande do Sul.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio Grande do Sul que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês no estado do Rio Grande do Sul de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio Grande do Sul

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio Grande do Sul durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio Grande do Sul, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio Grande do Sul. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio Grande do Sul. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 2.239,71
  • Salário-educação (3%): R$ 67,19
  • Sistema S (2%): R$ 44,79
  • INSS Patronal (20%): R$ 447,94
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,40
  • FGTS (8%): R$ 179,18
  • Férias 1/12: R$ 186,64
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 447,94
  • Periculosidade (30%): R$ 671,91
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 62,21
  • 13º Salário: R$ 186,64
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,93
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,98
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,93
  • Aviso Prévio: R$ 186,64
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,93
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 186,64

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – RS

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