Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Estado de São Paulo

R$ 2.407,04/mês

Atualizado em

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 2.407,04 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) fica entre R$ 2.155,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.090,68, sendo que R$ 2.341,30 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 17.767 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 22 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é São Paulo.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar processamento de dados;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • administrar segurança das informações;
  • prestar suporte ao cliente/usuário;
  • verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • monitorar sistemas e aplicações;
  • corrigir falhas de hardware e software;
  • realizar diagnóstico em redes de comunicação;
  • demonstrar capacidade de objetividade;
  • providenciar correção de erros de tarefas;
  • organizar cabeamento dos equipamentos;
  • verificar temperatura e umidade local;
  • ver mais...

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado de São Paulo

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  1. corrigir falhas de hardware e software;
  2. realizar diagnóstico em redes de comunicação;
  3. demonstrar capacidade de objetividade;
  4. providenciar correção de erros de tarefas;
  5. organizar cabeamento dos equipamentos;
  6. verificar temperatura e umidade local;
  7. demonstrar capacidade de observação;
  8. configurar softwares e/ou sistemas operacionais;
  9. notificar suporte para correção de erros;
  10. orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software;
  11. administrar chamados abertos;
  12. diagnosticar falhas em hardware e software;
  13. ver mais...

Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.341 28.096 585 11,34
Média Salarial 2.407 28.884 602 11,66
1º Quartil 1.814 21.765 453 8,78
Salário Mediana 2.155 25.860 539 10,44
3º Quartil 3.377 40.528 844 16,36
Teto Salarial 4.091 49.088 1.023 19,81
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está em alta no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 3.87% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado de São Paulo

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.182,18
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 2.629,10
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.371,39
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 2.591,31
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 2.207,27
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 2.492,35
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 2.414,34
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 2.138,32
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.814,60
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 2.567,53
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem demonstrar competências pessoais, administrar processamento de dados, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar segurança das informações, prestar suporte ao cliente/usuário, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, monitorar sistemas e aplicações.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 17767 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
8.263 44 220 2.335,77 10,62
7.313 40 200 2.624,42 13,12
1.353 36 180 1.873,77 10,41
333 30 150 1.598,59 10,66
203 42 210 2.628,38 12,52
50 41 205 2.513,92 12,26

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.411,43, o Nível II recebe cerca de R$ 2.714,16, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.469,89 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 8040 profissionais demitidos das empresas no estado de São Paulo.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.306,65 2.609,38 3.365,10
Pequenas 2.419,72 2.722,46 3.478,18
Médias 2.479,41 2.782,14 3.537,86
Grandes Empresas 2.439,94 2.742,68 3.498,40
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2024 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado de São Paulo é de R$ 2.341,30 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 248 salários de pessoas com deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 2.608,79 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 2.407,04
  • Salário-educação (3%): R$ 72,21
  • Sistema S (2%): R$ 48,14
  • INSS Patronal (20%): R$ 481,41
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,07
  • FGTS (8%): R$ 192,56
  • Férias 1/12: R$ 200,59
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 481,41
  • Periculosidade (30%): R$ 722,11
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 66,86
  • 13º Salário: R$ 200,59
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,05
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,35
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,05
  • Aviso Prévio: R$ 200,59
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,05
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 200,59

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – SP

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