Profissões relacionadas:
O que faz um Técnico de Identificação (papiloscopista)
Profissionais no cargo de Técnico de Identificação (papiloscopista) investigam crimes, elaboram perícias de objetos, documentos e locais de crime, planejam investigações, efetuam prisões, cumprindo determinação judicial ou em flagrante delito, identificam pessoas e cadáveres, coletando impressões digitais, palmares e plantares. Atuam na prevenção de crimes, gerenciam crises, socorrendo vítimas, intermediando negociações e resgatando reféns, organizam registros papiloscópicos e custodiam presos. Registram informações em laudos, boletins e relatórios, colhem depoimentos e prestam testemunho.
Condições de trabalho
Agentes de investigação e identificação investigadores de polícia e papiloscopistas policiais trabalham em órgãos da administração pública, de segurança e defesa, como estatutários. Os detetives profissionais atuam em empresas de serviços pessoais ou por conta -própria. O trabalho dessas ocupações, geralmente, é realizado em equipe, sob supervisão ocasional. Os profissionais trabalham em locais fechados, abertos ou em veículos, em horários irregulares e variados, com ou sem rodízio de turnos. Podem estar sujeitos a situações de pressão, à exposição de material tóxico e risco de morte.
Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Identificação (papiloscopista)
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e formação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula (investigadores policiais) e mais de quatrocentas horas-aula (detetives profissionais). Os papiloscopistas são qualificados em cursos especilizados, com mais de quatrocentas horas-aula, ministrados pelas academias de polícia. Requer-se escolaridade de nível superior para os papiloscopistas da polícia federal.
Funções do cargo de Técnico de Identificação (papiloscopista)
- confeccionar luvas cadavéricas;
- agir com civilidade e respeito;
- manter ética profissional;
- cumprir determinações judiciais;
- elaborar relatórios;
- manter-se atualizado;
- conduzir a autoridade policial as partes envolvidas no crime;
- produzir estatísticas;
- demonstrar perspicácia;
- demonstrar paciência;
- qualificar a pessoa - levantar dados pessoais;
- ver mais...
Quanto ganha um Técnico de Identificação (papiloscopista)
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Técnico de Identificação (papiloscopista) CBO 351815 no período de Outubro de 2023 a Setembro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Técnico de Identificação (papiloscopista).
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.