O que faz um Técnico em Análises Clínicas CBO 3242-05
O Técnico em Análises Clínicas realiza exames padronizados de laboratório, coletando, preparando e analisando material biológico – tais como sangue, urina, fezes e outros líquidos biológicos -, sob orientação de um profissional de nível superior Cumpre princípio de sigilo da informação, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
Algumas funções no exercício da profissão
- trabalhar com segurança e qualidade;
- receber material biológico;
- coletar material biológico;
- analisar material biológico;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar amostra do material biológico;
- operar equipamentos analíticos e de suporte;
- encaminhar exames para o responsável;
- puncionar veias;
- observar reação do paciente/doador;
- realizar controle de qualidade interno;
- anotar a medicação que o paciente/doador está tomando;
- submeter-se a exames de saúde periódicos;
- demonstrar comprometimento;
- dosar volumetria de reagentes e soluções para exames;
- preparar paciente/doador para coleta ou doação;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Técnico em Patologia Clinica
- Auxiliar Técnico em Patologia Clinica
- Técnico em Banco de Sangue
- Citotecnologista
- Técnico em Hemoterapia
- Técnico de Laboratório em Patologia Clínica
- Técnico de Laboratório de Análises Clínicas
- Técnico em Análises Clínicas
- Citotécnico
- Técnico de Laboratório Médico
- Técnico em Citopatologia
Salário de Técnico em Análises Clínicas - Série histórica em São Paulo
O que faz um Técnico em Análises Clínicas
- encaminhar exames para o responsável;
- puncionar veias;
- observar reação do paciente/doador;
- realizar controle de qualidade interno;
- anotar a medicação que o paciente/doador está tomando;
- submeter-se a exames de saúde periódicos;
- demonstrar comprometimento;
- dosar volumetria de reagentes e soluções para exames;
- preparar paciente/doador para coleta ou doação;
- quantificar microorganismos ou anticorpos ou substâncias através de dosagens;
- atender paciente/doador;
- realizar análise macroscópica;
- confrontar material biológico com o pedido;
- orientar paciente/doador sobre os procedimentos da coleta do material;
- programar equipamentos;
- identificar o material biológico do paciente/doador;
- testar a sensibilidade aos antimicrobianos;
- diluir material biológico;
- treinar equipe auxiliar;
- ver mais...
Tabela salarial Técnico em Análises Clínicas em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.272 | 27.262 | 568 | 11,97 | |
Média Salarial | 2.336 | 28.028 | 584 | 12,30 | |
1º Quartil | 1.646 | 19.749 | 411 | 8,67 | |
Salário Mediana | 1.922 | 23.064 | 481 | 10,12 | |
3º Quartil | 3.478 | 41.742 | 870 | 18,32 | |
Teto Salarial | 4.213 | 50.559 | 1.053 | 22,19 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico em Análises Clínicas é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma aumento de 54.27% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico em Análises Clínicas segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Técnico em Análises Clínicas em São Paulo, SP
Funções do cargo de Técnico em Análises Clínicas
Profissionais no cargo de Técnico em Análises Clínicas analisam material biológico de pacientes e doadores, recebendo e preparando amostras conforme protocolos específicos. Operam, checam e calibram equipamentos analíticos e de suporte. Os técnicos em patologia clínica e hemoterapia podem realizar coleta de material biológico. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar pacientes e doadores.
Condições de trabalho
Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue trabalham em laboratórios clínicos, em hospitais, bancos de sangue e em serviços de saúde pública. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em ambientes fechados, e alguns, por rodízio de turnos. Via de regra, trabalham individualmente com supervisão de profissionais de nível superior, tais como bioquímicos, biomédicos, médicos, etc. Em algumas das atividades exercidas sofrem exposição a material tóxico, radiação e risco biológico.
O que é preciso para trabalhar de Técnico em Análises Clínicas
Para o exercício das ocupações desta família ocupacional requer-se curso técnico profissionalizante oferecido por instituições de formação profissional e escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades requer experiência inferior a um ano.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Técnico em Análises Clínicas devem trabalhar com segurança e qualidade, receber material biológico, coletar material biológico, analisar material biológico, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, preparar amostra do material biológico, operar equipamentos analíticos e de suporte.
Quanto ganha um Técnico em Análises Clínicas por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4554 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Técnico em Análises Clínicas em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
3.221 | 36 | 180 | 2.028,38 | 11,27 |
1.088 | 44 | 220 | 3.081,30 | 14,01 |
141 | 40 | 200 | 3.256,08 | 16,28 |
17 | 41 | 205 | 3.649,12 | 17,80 |
16 | 30 | 150 | 2.645,81 | 17,64 |
15 | 28 | 140 | 2.584,00 | 18,46 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |