Técnico em Atendimento e Vendas - Salário Brasil

R$ 2.695,55/mês

Atualizado em

Hoje um Técnico em Atendimento e Vendas ganha em média R$ 2.695,55 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 31.637 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Técnico em Atendimento e Vendas pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.621,93 e o teto salarial de R$ 5.473,87, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 25 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Atividades de cobrança e informações cadastrais de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico em Atendimento e Vendas é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Técnico em Atendimento e Vendas, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40

O Técnico em Atendimento e Vendas analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.

Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.

Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.

Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.

Algumas funções no exercício da profissão

  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • requisitar material de divulgação;
  • identificar necessidades do cliente;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • consultar publicações técnicas;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • explicar objetivos da visita;
  • controlar vendas efetuadas;
  • esclarecer dúvidas do contrato;
  • definir participação no mercado;
  • ver mais...

Salário de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 - Série histórica

Quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas por região do Brasil

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Tabela salarial para Técnico em Atendimento e Vendas

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.622 31.463 655 12,20
Média Salarial 2.696 32.347 674 12,54
1º Quartil 1.678 20.137 420 7,80
Salário Mediana 1.949 23.388 487 9,07
3º Quartil 4.519 54.231 1.130 21,02
Teto Salarial 5.474 65.686 1.368 25,46
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico em Atendimento e Vendas negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 3541-40 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico em Atendimento e Vendas é um cargo que está em alta no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Fevereiro de 2024 e Janeiro de 2025, tivemos um aumento de 3.57% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

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Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 44h 2.060,01 2.117,86 3.199,06 9,63
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 39h 1.655,13 1.701,60 2.468,36 8,73
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 42h 2.858,77 2.939,04 6.602,55 14,00
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 44h 1.739,85 1.788,70 2.767,41 8,13
4683-4/00 Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo 44h 5.271,92 5.419,94 9.190,78 24,64
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 39h 4.354,04 4.476,29 11.607,75 22,96
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 42h 2.428,57 2.496,75 4.605,53 11,89
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 41h 3.810,80 3.917,80 8.138,48 19,11
6463-8/00 Outras sociedades de participação 36h 1.735,41 1.784,14 2.843,81 9,91
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 42h 2.431,12 2.499,38 5.113,89 11,90
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 43h 1.988,29 2.044,11 3.395,06 9,51
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 44h 1.603,36 1.648,38 2.356,82 7,49
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 41h 3.727,70 3.832,37 8.061,72 18,69
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 43h 2.458,62 2.527,65 3.974,21 11,76
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 43h 1.878,09 1.930,82 2.927,62 8,98
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 42h 4.351,47 4.473,65 10.458,88 21,30
4771-7/01 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas 44h 2.024,95 2.081,81 2.824,49 9,46
4752-1/00 Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 44h 1.628,18 1.673,90 2.341,86 7,61
4110-7/00 Incorporação de empreendimentos imobiliários 44h 2.004,89 2.061,19 3.352,33 9,37
7319-0/03 Marketing direto 43h 1.810,65 1.861,49 2.971,52 8,66
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 31.637 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
23.887 44 220 2.561,15 11,64
4.267 40 200 4.014,32 20,07
2.596 36 180 1.746,12 9,70
318 42 210 3.103,32 14,78
96 43 215 3.839,59 17,86
91 35 175 1.829,62 10,45

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

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Um Técnico em Atendimento e Vendas Nível I ganha em média R$ 2.504,27, o Nível II recebe cerca de R$ 3.338,93, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.324,05 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho do Brasil inteiro nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no Brasil inteiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.007,54 2.598,00 3.306,54
Pequenas 2.343,09 3.032,24 3.859,21
Médias 3.113,21 4.150,95 5.534,60
Grandes Empresas 2.553,24 3.574,53 4.595,83

Níveis profissionais:

  • *Técnico em Atendimento e Vendas Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico em Atendimento e Vendas Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico em Atendimento e Vendas Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:

  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Quanto ganha um Técnico em Atendimento e Vendas PCD

Num levantamento com 233 salários de Especialistas em promoção de produtos e vendas PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.691,00 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Técnico em Atendimento e Vendas ao longo do tempo

Salário de Técnico em Atendimento e Vendas no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico em Atendimento e Vendas. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico em Atendimento e Vendas em todo Brasil. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico em Atendimento e Vendas

  • Salário Base: R$ 2.695,55
  • Salário-educação (3%): R$ 80,87
  • Sistema S (2%): R$ 53,91
  • INSS Patronal (20%): R$ 539,11
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 26,96
  • FGTS (8%): R$ 215,64
  • Férias 1/12: R$ 224,63
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 539,11
  • Periculosidade (30%): R$ 808,67
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 74,88
  • 13º Salário: R$ 224,63
  • FGTS sobre Férias: R$ 17,97
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,99
  • FGTS sobre 13º: R$ 17,97
  • Aviso Prévio: R$ 224,63
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 17,97
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 224,63

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico em Atendimento e Vendas ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Técnico em Atendimento e Vendas