Vice-presidente de Marketing - Salário Brasil

R$ 24.126,53/mês

Atualizado em

Hoje um Vice-presidente de Marketing ganha em média R$ 24.126,53 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 1.334 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Vice-presidente de Marketing pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 23.467,61 e o teto salarial de R$ 62.567,55, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Vice-presidente de Marketing.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 36 anos, formação superior em Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Vice-presidente de Marketing é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Vice-presidente de Marketing, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10

O Vice-presidente de Marketing estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.

Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.

Algumas funções no exercício da profissão

  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • participar na definição de políticas de recursos huanos;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • elaborar plano de contigência;
  • motivar equipe;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • ver mais...

Salário de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 - Série histórica

Quanto ganha um Vice-presidente de Marketing por região do Brasil

Tabela salarial para Vice-presidente de Marketing

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 23.468 281.611 5.867 110,48
Média Salarial 24.127 289.518 6.032 113,59
1º Quartil 4.831 57.968 1.208 22,74
Salário Mediana 18.000 216.000 4.500 84,74
3º Quartil 51.656 619.875 12.914 243,20
Teto Salarial 62.568 750.811 15.642 294,57
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Vice-presidente de Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1233-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social

Vice-presidente de Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 27.45% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 37.175,99
7311-4/00 Agências de publicidade 17.163,71
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 9.279,48
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 36.709,86
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 31.893,61
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 27.243,59
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 32.513,96
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 42.868,17
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 37.831,17
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 36.350,95
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.334 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Vice-presidente de Marketing CBO 1233-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
909 44 220 20.561,17 93,46
356 40 200 33.367,65 166,84
21 42 210 33.484,71 159,45
7 22 110 1.593,71 14,49
5 20 100 3.834,40 38,34
4 35 175 2.222,25 12,70

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 755 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 16.137,22 19.171,61 26.746,44
Pequenas 22.508,62 25.543,00 33.117,83
Médias 29.907,09 32.941,48 40.516,31
Grandes Empresas 32.958,39 35.992,77 43.567,60
  • *Vice-presidente de Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Vice-presidente de Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Vice-presidente de Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Vice-presidente de Marketing

  • Salário Base: R$ 24.126,53
  • Salário-educação (3%): R$ 723,80
  • Sistema S (2%): R$ 482,53
  • INSS Patronal (20%): R$ 4.825,31
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 241,27
  • FGTS (8%): R$ 1.930,12
  • Férias 1/12: R$ 2.010,54
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 4.825,31
  • Periculosidade (30%): R$ 7.237,96
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 670,18
  • 13º Salário: R$ 2.010,54
  • FGTS sobre Férias: R$ 160,84
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 53,61
  • FGTS sobre 13º: R$ 160,84
  • Aviso Prévio: R$ 2.010,54
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 160,84
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 2.010,54

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Vice-presidente de Marketing pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Vice-presidente de Marketing