Pesquisa de cargos, salários e mercado de trabalho em geral de profissionais PCDs – Pessoas Com Deficiência.
Levantamento do Salario.com.br junto a dados oficiais divulgados pelo Novo CAGED, eSocial e Empregador Web da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho).
O desafio da inserção de profissionais PCDs no mercado de trabalho
Observando dados dessa pesquisa podemos ver claramente o quanto ainda podemos e devemos avançar na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Ao depararmos com ínfimos números de participação dos PCDs nos quadros de colaboradores das empresas, podemos constatar que a Lei 8213 de 24 de julho de 1991 que trata das cotas para deficientes nas empresas não anda sendo nem de perto cumprida.
Talvez por falta de qualificação dos profissionais com deficiência, ou oportunidades mesmo, a verdade é que os cerca de 6,7% de pessoas com deficiência no Brasil segundo o IBGE não estão tendo seus direitos respeitados. Seja pelo poder público que não incentiva e fiscaliza, ou pelas empresas que não abrem espaço para esses profissionais.
Veja o que estipula a Lei nº 8213 de 24 de julho de 1991:
Lei de contratação de Deficientes nas Empresas que cria cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência, dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais.
Art. 93 – a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:
- até 200 funcionários……………… 2%
- de 201 a 500 funcionários……….. 3%
- de 501 a 1000 funcionários……… 4%
- de 1001 em diante funcionários… 5%
Como é feita a pesquisa pelo Salario.com.br
O Salario.com.br através de mineração de dados e filtros estatísticos, utiliza somente salários oficiais fornecidos mensalmente pelas empresas a Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) através do sistema Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Nós filtramos, categorizamos, calculamos e exibimos esses dados, resultando nesse levantamento que você vê nesta página. Se quiser saber mais sobre a origem e confiabilidade dos dados, acesse este link.
Dados em atualização…